Luanda - O técnico da Selecção Nacional de basquetebol, Pep Clarós, afirmou, este domingo, em Luanda, estar em aberto a convocação de atletas ausentes na última janela de qualificação ao Campeonato do Mundo´2023, na Ásia.
Falando à imprensa, no final do jogo em que o combinado nacional venceu a Nigéria, por 65-59, no último confronto da 5ª Janela qualificativa, decorrido no pavilhão do Kilamba, Clarós admitiu que falta muito trabalho por se fazer com a contribuição dos melhores activos do momento.
Referiu que o conjunto precisa melhorar em todos sectores, para que possa ombrear com qualquer adversário quando chegar ao palco do mundial, a disputar-se de 25 de Agosto a 10 de Setembro, no Japão, Indonésia e Filipinas.
Para Pep Clarós, o balanço das cinco janelas de apuramento é positivo, destacando esta última como a mais difícil, pois a selecção tinha obrigatoriamente de vencer dois dos três jogos. Acabou vencendo todos.
O técnico reconheceu que, apesar de Angola ser realmente a melhor de África, no ranking a Nigéria, Tunísia e Senegal estão à frente, daí ser preciso unir forças para uma contínua melhoria.
Angola terminou invicta a última Janela, totalizando 18 pontos.
Recorde-se que, para esta prova, ficaram de fora, por diversas razões, atletas como Carlos Morais, Aboubakar Gakou, Silvio Sousa, Yanic Moreira, Bruno Fernando, Leonel Paulo, Jilson Bango entre outros.
O treinador recorreu a atletas jovens, com média de idade entre 21 e 24 anos, que garantiram a presença na prova mundial da Ásia.
Integraram o grupo - Gerson Domingos, José Maconda, Gerson Gonçalves, Childo Dundão, António Monteiro, Teotónio Dó, João Fernandes, Eduardo Francisco, Jerónimo Luís, Aldemiro João, Kevin Kokila e Milton Valente.