Secretário-geral do CPA considera desporto adaptado factor de inclusão social

     Desporto           
  • Huambo     Segunda, 27 Setembro De 2021    16h35  
Secretário Geral do Comité Paralímpico de angola, António da Luz
Secretário Geral do Comité Paralímpico de angola, António da Luz
António Escrivão

Huambo – O secretário-geral do Comité Paralímpico Angolano (CPA), António da Luz, considerou hoje, no Huambo, que a prática do desporto adaptado tem ajudado na concretização das políticas de inclusão e integração social das pessoas com deficiência.

Conforme o dirigente, à margem da XV edição do Campeonato Nacional de futebol para amputados, que decorre de 26 de Setembro a 02 de Outubro no Planalto Central, o envolvimento das pessoas com deficiência no desporto é um factor que tem contribuído, de forma positiva, no combate à discriminação e exclusão que esta franja da sociedade tem sido alvo.

António da Luz disse que o desporto tem sido uma das vias rápidas de inclusão e integração social desta franja da sociedade, com o envolvimento do próprio atleta, enquanto protagonista da acção.

“Os jovens têm conseguido tirar um bom proveito da prática desportiva e temos bons exemplos disso, de pessoas que conseguiram vencer na vida granjeando conquistas sociais, como a formação académica, profissional e técnica”, salientou.

Nesta conformidade, disse que o Comité Paralímpico vai continuar com os programas de busca de novos talentos e identificação dos que se destacam nas diversas modalidades, para serem integrados nas selecções nacionais.

A presente edição do Campeonato Nacional de futebol para amputados tem como principal objectivo apurar os integrantes da selecção nacional para o africano da modalidade, a realizar-se em Novembro e o Mundial de 2022. 

A competição, cujos jogos decorrem no estádio dos Kurikutelas, arredores da cidade do Huambo, conta com a participação dos mistos de Benguela, Bié, Cuanza Norte, Huambo, Malanje, Uíge, para além das equipas do CADAF da Funda, de Luanda, Luanda B, 03 de Dezembro do Moxico e o 1° de Junho de Viana, campeão em título, divididas em duas séries no sistema todos contra todos, a uma volta.  

 

 





+