Luanda - O desporto é dos maiores factores de inclusão e de desenvolvimento social, cuja formação estimula a massificação, a educação, melhora a qualidade de vida, bem como contribui para o desenvolvimento económico de um país.
A afirmação é da Secretária de Estado Para os Desportos, Teresa Ulundo, quando procedia, na manhã desta quinta-feira (8), em Luanda, à abertura de um seminário no quadro das jornadas comemorativas ao dia 23 de Janeiro, consagrado ao desporto.
Perante a uma plateia recheada de praticantes, dirigentes e convidados, Teresa Ulundo afirmou, por essa razão, ser imperioso que o desenvolvimento do desporto se estruture através de princípios e medidas racionais, que conduzam ao crescente engajamento dos cidadãos na prática da actividade física e desportiva.
A antiga andebolista, que integrou diversas vezes às selecções nacionais, recordou que, no quadro do dia do desporto, o ministério de tutela vem desenvolvendo uma série de acções formativas sob o lema “Unidos pelo Desporto, Fortalecendo a Saúde”.
Na actividade desta quinta-feira, que decorre na Galeria dos Desportos, no Complexo da Cidadela Desportiva, serão ministradas temas como: “História sobre a institucionalização da efeméride” - prelector: Nicolau Daniel (Director Nacional dos Desportos).
“Importância da actividade física, recreativa e desportiva” – Fernanda Menezes (Professora de educação física), “Morte súbita do atleta” - Joel Catumbela (CENAMED), e “Perfil do Dirigente nas Organizações Desportivas em Angola" - Cardoso de Lima (Comité Olímpico Angolano).
O 23 de Janeiro foi institucionalizado pelo Governo da República de Angola como o Dia Nacional do Desporto, para assinalar o reconhecimento do inegável papel que a prática desportiva assume na sociedade, como factor de integração e de desenvolvimento humano.
MC