Luanda - O desporto como factor de integração social e desenvolvimento foi, esta quinta-feira, em Luanda, destacado pela Secretaria de Estado do Ministério da Juventude e Desportos, Teresa Ulundo.
Falando na abertura da Conferência Internacional do Andebol, referiu que a prática de tal actividade contribui para a saúde e o bem-estar de crianças, jovens, entre outros, tornando um país mais capaz para o progresso.
Em representação da ministra do pelouro, Palmira Barbosa, reiterou o compromisso do órgão de tutela em continuar a apoiar a implementação e massificação da modalidade e do desporto em geral em toda Angola.
O evento prossegue ao longo do dia com a apresentação de vários temas, seguidos de perguntas e respostas.
Doze profissionais de Angola, Portugal e Espanha são os palestrantes da Conferência, que decorre na Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas, em Luanda.
Sob o lema ‘’Visão 2030-Olhar o Futuro Rumo a Excelência’’, o forúm decorrerá em nove temas, divididos em três painéis.
No programa figuram temas como “Gestores de Infra-estruturas”, tendo como orador, Rogério Silva, ex-presidente do Comité Olímpico Angolano, “Comunicação Social”-Teixeira Cândido, Secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas e “Financiamento e Sponsors”-José Matoso.
Consta ainda “Programa de Detecção de Talentos”-Norberto Baptista, “Academia Nacional e Sectores de Formação de Clubes e Associações”- Nelson Catito, “Desporto nas Comunidades”-Ngouabi Salvador e “Desporto Escolar e Formação dos Professores de Educação Física”- Domingos Torres. VAB/MC