Luanda – O antigo recordista mundial e paralímpico, José Armando Sayovo, consta entre os 100 notáveis do desporto angolano, a serem homenageados no próximo dia 9, pela Fundação Sagrada Esperança.
A cerimónia, a ter lugar na tenda adjacente ao Centro de Convenções do Futungo de Belas, visa distinguir desportistas, treinadores, árbitros, dirigentes e jornalistas desportivos que se tenham destacado dentro e fora do país, no período de 1975 a 2022.
O presidente do Conselho de Administração da Fundação Sagrada Esperança, Roberto de Almeida, que apresentou o evento em conferência de imprensa, esta terça-feira, na capital Luanda, explicou os critérios usados para a escolha das individualidades desportivas.
Citou a conquista de medalhas em jogos olímpicos e paralímpicos, campeonatos do mundo por selecções ou por clubes.
Para os atletas e selecções das várias modalidades, os itens foram ter sido classificado até 10º lugar em campeonatos do mundo, jogos panafricanos, classificação até o quinto lugar em campeonatos africanos em que tenham participado no mínimo 12 equipas ou países.
Já as exigências para os jornalistas desportivos passaram pela efectividade num período de 20 anos, ter divulgado actividades que tenham influenciado positivamente o crescimento desta vertente social em Angola.
A promoção da verdade desportiva em toda sua plenitude foi outro critério tido em conta para a selecção de jornalistas que divulgam desporto.
O antigo presidente da Assembleia Nacional disse que o evento realiza-se no quadro das comemorações do centenário do primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto (assinalado a 17 de Setembro).
Enquadra-se, também, no 47º aniversário da Independência Nacional (proclamada a 11 de Novembro de 1975) e no 24º aniversário da Fundação Sagrada Esperança, comemorado no mês de Julho último.
Outro objectivo é conferir visibilidade às personalidades ligadas ao desporto que não são suficientemente lembradas.
Roberto de Almeida referiu que, além de distinções honrosas individuais, serão atribuídos troféus de forma colectiva.
José Sayovo foi um atleta deficiente visual na classe T11, nascido na localidade de Catabola (Bié).
Tornou-se célebre após a conquista de três medalhas de ouro e respectivos recordes nos Jogos Paralímpicos de 2004, na Grécia, nos 100, 200 e 400 metros.
Pelos seus feitos ao longo da carreira desportiva, o actual vice-presidente do Comité Paralímpico Angolano viu o seu nome atribuído ao Centro de Treinamento em construção na província do Bengo, uma homenagem do Governo de Angola.