Luanda - Os vencedores da 68ª edição da corrida de fim de ano, São Silvestre de Luanda 2024, designadamente Honi Hirsi, do Djibouti,com 29 minutos e 36 segundos, e Valentine Jepkoech, do Quénia, com marca e 34:17 queixaram-se do clima quente (27c)durante o percurso de 10km.
Falando à imprensa no final do percurso, o atleta do Djibouti, estreante da prova de fundo angolana, acrescentou que o ambiente abafado de calor e a alta temperatura o obrigaram a maior controlo físico que permitiu conservar a posição.
Disse igualmente que as inclinações retiraram um pouco da sua velocidade o foi possível vencer a corrida em 29:36. Honi superou na corrida o compatriota Moumin Boughepop, segundo colocado com o registo de 29:36, e o queniano Vincent Ntabo, terceiro com 29:41.
Por sua vez, a campeã feminina,a Queniana, falou do clima quente que nos primeiros cinco quilómetros teve de avaliar o percurso, tendo aumentado a velocidade e garantido a primeira posição nos últimos 2km.
A também estreante na prova, mostrou-se feliz pela organização do evento e o nível competitivo.
A queniana suplantou na prova as angolanas Adelaide Machado, segunda com 37:10, e Regina Rebeca,terceira com 37:37, ambas do Interclube.
A prova histórica parte da avenida Amílcar Cabral, passa pela Revolução de Outubro, Ho-Chi-Minh, Alameda Manuel Van-Dúnem, Comandante Valódia, Largo do Kinaxixi, Rua da Missão, Avenida 4 de Fevereiro, Largo do Baleizão, Rua Francisco das Necessidades e termina no Estádio dos Coqueiros.
JAD/WR