Luanda - A 68.ª edição da corrida pedestre “São Silvestre`2024” terá a primazia de inaugurar, antecipadamente, as festividades desportivas comemorativas aos 50 anos de independência nacional, a assinalar-se em 11 de Novembro de 2025.
O facto foi anunciado esta quinta-feira, em Luanda, pelo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, durante o segundo encontro com jornalistas de diversos órgãos de informação do país, visando colher sugestões para acções que decorrem do sistema desportivo nacional.
A “São Silvestre” é disputada anualmente no dia 31 de Dezembro, envolvendo concorrentes nacionais e internacionais, naquela que configura a manifestação de maior adesão da Federação Angolana de Atletismo.
De acordo com o titular do pelouro, as federações nacionais foram orientadas para elas mesmas programarem as respectivas provas nacionais e internacionais ao longo do próximo ano, mediante apresentação dos planos ao MINJUD.
Ladeado do Secretário de Estado para os Desportos, Paulo Madeira, o responsável explicou que a ideia é antecipar os eventos e fazer com que haja pouca pressão de actividades particularmente desportivas na véspera da data no próximo ano.
Segundo o calendário de actividades para o ano especial, por exemplo, no mês de Março será realizado um sarau internacional de ginástica.
Num encontro de partilha de ideias, aliás como o fez em Maio, por ocasião dos 100 dias de governação, Rui Falcão citou algumas provas como: o Campeonato Africano de Esgrima no mês de Fevereiro e outras sem mencionar datas como: o Afrobasket, o Campeonato Africano de Judo e o Campeonato Africano de MMA.
Quanto aos valores envolvidos, o ministro não pormenorizou, afirmando apenas que a situação está acautela para que as actividades decorram com a organização e o nível desejado.
A conversa com jornalistas que escrevem e falam sobre o desporto ficou marcada por esclarecimentos que se impunham sobre a vinda da selecção da Argentina ao país, facto que ganhou relevância entre angolanos.
Rui Falcão confirmou estarem fechadas as negociações e que o principal elemento não foi o financeiro, acrescentando que, quanto ao futebol, será realizada apenas uma partida entre Angola e a pátria de Lionel Messi, eleito melhor jogador do mundo em oito ocasiões.
“Recebemos uma manifestação de interesse da Argentina e posso dizer que os valores negociados ficaram muito aquém do normal”, frisou o antigo desportista, reiterando que a negociação está fechada.
A questão sobre se Messi vem ou não com a selecção da Argentina manteve-se na incógnita, tal como o palco do segundo jogo entre as duas selecções em honras, sendo o estádio 11 de Novembro, em Luanda, a hipótese mais provável.
A nível de seniores, Angola e Argentina defrontaram-se pela primeira vez no histórico em 2006, na Itália, durante a preparação dos angolanos para o Campeonato do Mundo, disputado no mesmo ano, na Alemanha.
Na ocasião, os Palancas Negras perderam por 0-2 com golo de Maxi Rodriguez (17`) e Juan Pablo (39`). Lionel Messi entrou aos 63`em substituição de Javier Saviola. MC