Luanda - A disputa da 68ª edição da tradicional corrida pedreste de fim de ano “São Silvestre de Luanda” e o desempenho das três equipas angolanas nas Afrotaças marcaram a semana desportiva.
A prova tradicional, que sai as ruas de Luanda no último dia do ano, não teve qualquer angolano no pódio, em masculino, tendo o atleta do Djibouti, Hani Hirsi, como vencedor, com o tempo de 29 minutos e 36 segundos.
Na classe feminina, as angolanas do Interclube, Adelaide Machado (37:10) e Regina Rebeca ( 37:37), ocuparam a segunda e terceira posição, categoria ganha pela queniana Valentine Jepkoech ( 34:17).
Nas afrotaças, o Sagrada conseguiu a primeira vitória na Liga dos Campeões, ao derrotar, no Estádio 11 de Novembro, o Djoliba de Bamako, por 1-0, resultado que coloca a equipa angolana na terceira posição do Grupo D, com 5 pontos.
Já na Taça da Confederação, o Bravos do Maquis e Desportivo da Lunda Sul perderam, e ainda não salvaguardaram a possibilidade de atingir os quartos-de-final.
Os maquisaredes foram goleados por 4-0, pelo Constantine da Argélia e o Desportivo da Lunda Sul foi ultrapassado pelo Stellenbosch, por 2-0.
O basquetebol também preencheu o seu espaço, com o angolano Jilson Bango, a ser eleito como o jogador do mês de Dezembro, na Liga ACB, em Espanha ao serviço do Zaragoza.
O experiente jogador, que integra o cinco inicial do emblema espanhol, já é uma das principais unidades no ano de estreia na competição.
A modalidade a nível interno, viu serem disputados alguns jogos de acerto sendo que a alteração na liderança também foi alvo de sucessivas mudanças, e viu adiada a partida entre o Petro de Luanda e 1º de Agosto.
A semana fica ainda marcada pela eleição de Carlos Luís, na Federação Angolana de Boxe (FABOX), eleições marcadas por algumas irregularidades.WR