Luanda - A melhor angolana na 68ª edição da corrida pedestre São Silvestre de Luanda2024, Adelaide Machado (segunda classificada/feminino), apontou a “confusão” no acto da partida como causa do atraso na passada inicial do percurso de 10 km, disputado hoje (terça-feira) pelas ruas da capital do país.
Em declarações à ANGOP, no final da corrida, vencida pela queniana Valentine Jepkoech (34:17), atleta lamentou a mistura de concorrentes amadores e profissionais na partida, obrigando a recuar, para evitar um possível choque e perder de vista as adversárias no trajecto.
Adiantou que teve de fazer muito esforço para controlar-se, mas conseguiu equilibrar e conquistar o segundo lugar, com o tempo de 37:10, tendo sido superada apenas pela queniana.
Em representação do Interclube e do país, a atleta sugeriu uma melhor organização, sobretudo, na partida, para evitar que os federados sejam empurrados, ao contrário dos estrangeiros. De igual modo, estimou o clima, referindo que ajudou a ganhar fôlego e gerir a prova.
Adelaide Machado iniciou a prática da modalidade em 2001, ao serviço do JGM da província do Huambo. JAD/VAB