Mbanza Kongo – O São Salvador do Kongo venceu, na manhã desta segunda-feira, por 1-0, o Bravos do Maquis, em jogo da 27ª ronda do Campeonato Nacional de futebol “Girabola 2023/2024”, disputado no estádio Álvaro Buta.
Com este resultado, cujo jogo estava, inicialmente, marcado para domingo (19) e remarcado para hoje devido à chegada tardia da equipa adversária a Mbanza Kongo, o São Salvador do Kongo tentou "fugir" do grupo das equipas candidatas à despromoção.
Para a manutenção do Girabola, o clube comandado por Finda Moser tem pela frente três jogos, sendo um em casa e dois fora. Presentemente, o clube zairense soma 26 pontos e mantém-se na 11ª posição.
O golo da partida que começou às 8h48´, foi marcado aos 87 minutos, por Lóde, através da cobrança de um livre dentro da meia-lua da equipa adversária.
O equilíbrio foi a palavra tónica deste duelo, mas foi a equipa de casa que teve mais chances de visar a baliza adversária, tendo aos dois minutos Filó desperdiçado uma soberana oportunidade de abrir o marcador, após isolar-se na grande área dos maquisardes.
O mesmo aconteceu com o clube forasteiro, que aos 26 minutos, Jorginho isolado na grande área “ofereceu” a bola ao Valdez, guarda-redes do São Salvador.
Na segunda parte, inconformado com o resultado, Finda Moser colocou Paracetamol, Lode e David, para pressionarem o sector defensivo do Bravos do Maquis, uma estratégia que resultou no único tento da partida, que contou com a presença razoável do público.
No final da partida, o técnico do São Salvador do Kongo, Finda Moser, disse que com este resultado, a sua equipa está mais próxima da manutenção do Girabola.
Reconheceu que, matematicamente, o grupo ainda não garantiu a permanência na fina flor do futebol nacional, mas acredita em continuar tendo em conta os três jogos que faltam por disputar.
Por sua vez, o técnico do Bravos do Maquis, Mário Soares, parabenizou o empenho dos seus pupilos dentro das quatro linhas, apesar do cansaço resultante da longa viagem (do Moxico ao Zaire).
“O jogo foi equilibrado, apenas faltou a pontaria dos jogadores para concretizar as oportunidades criadas”, referiu.
Para a 28ª jornada, o São Salvador do Kongo vai medir forças com o 1º de Agosto, em Luanda, e o Bravos do Maquis receberá o Clube Recreativo de Malanje, no estádio Mundunduleno. DA/JL