Mbanza Kongo – Vinte e cinco jogadores vão integrar o plantel da equipa do São Salvador do Kongo da província do Zaire, para a época desportiva 2024-2025, contra os 35 atletas que fizeram parte da temporada anterior.
A informação foi avançada esta segunda-feira à ANGOP, em Mbanza Kongo, pelo secretário do referido clube, André Vuvu Marquês, tendo explicado que a direcção da equipa entendeu dispensar 15 jogadores no próximo campeonato nacional da Primeira Divisão de futebol, que inicia em Setembro.
Referiu que a direcção considerou de demasiado o número de atletas (35) inscrito no sistema e que actuou na estreia do São Salvador do Kongo na fina flor do futebol nacional.
Com a dispensa de 15 jogadores, acrescentou a fonte, a direcção da equipa espera contratar cinco novos reforços, que poderão vir de outros clubes espalhados pelo país.
“Para aqueles atletas que têm ainda idade normal vão descer para a equipa B, ao passado que os demais serão reintegrados nos escalões sub-20 e 17 do clube São Salvador”, explicou.
Fez saber que a contratação de novos reforços, sobretudo de um novo guarda-redes, um defesa, um meio campista e dois atacantes, enquadra-se na estratégia da direcção do clube dos kongueses para a próxima época desportiva, com o intuito de ocupar a 5ª posição na tabela classificativa, contra o 11º lugar obtido no último Girabola.
“Desde a saída do Polaco, que foi para o Desportivo da Lunda-Sul, o São Salvador do Kongo tem tido algumas dificuldades no sector ofensivo. Precisamos de um jogador à altura para preencher esse vazio”, sublinhou o responsável.
Conforme ainda com André Vuvu Marquês, esta e outras preocupações serão equacionadas pelo novo técnico do São Salvador do Kongo, Flávio Amado, que na próxima quarta-feira (7) será, provavelmente, apresentado aos sócios e à direcção do clube, em Mbanza Kongo.
No último Campeonato Nacional de futebol (Girabola 2023-2024), o São Salvador do Kongo ocupou a 11ª posição da tabela classificativa, com 28 pontos. DMN/JL