Mbanza Kongo – O São Salvador do Kongo derrotou, este domingo, o Sagrada Esperança da Lunda-Norte, por 3-0, em partida referente à 12ª jornada do Campeonato Nacional de futebol (Girabola 2024/25).
Disputado no estádio Álvaro Buta, na cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, os golos foram rubricados por Filó, todos na segunda parte.
O primeiro tento aconteceu aos 52´, num contra-ataque de Abidal que rematou forte à baliza adversária a partir da grande área, tendo a bola esbarrado no poste e na recarga Filó fez o primeiro golo.
Aos 59 minutos, o mesmo Filó voltou a marcar após uma assistência de Sandro, e aos 79 minutos assistido, desta vez, por Silva, na pequena área da equipa visitante, selou a partida.
Na primeira parte, Dabanda, do Sagrada Esperança, desperdiçou aos 25 minutos, uma grande penalidade defendida por Mano, guarda-redes do São Salvador do Kongo.
Os minutos iniciais da contenda foram literalmente dominados pela equipa das “lundas”, com ataques constantes à grande área do clube comandado por Flávio Amado, mas foi na segunda parte que os donos da casa mostraram o seu poderio.
Declarações
O treinador adjunto do Sagrada Esperança, António Lebo Lebo, disse em declarações à imprensa que as falhas verificadas no meio-campo ditaram a derrota da sua equipa em pleno estádio Álvaro Buta.
“Vamos continuar a trabalhar para corrigirmos as falhas registadas, para que no próximo jogo possamos ganhar o Isaac de Benguela”, disse.
Por sua vez, o técnico do São Salvador, Flávio Amado, disse que a sua equipa entrou determinada e soube aproveitar as oportunidades criadas durante a partida.
Disse esperar que a rapaziada mantenha a mesma atitude na próxima deslocação à província do Uíge, para defrontar o Carmona Sport Clube local, um jogo que anteviu ser difícil devido à boa prestação da equipa das terras do “bago vermelho”, no presente Campeonato Nacional de futebol.
Com este resultado, o São Salvador do Kongo soma agora 17 pontos na classificação. DA/JL