Uíge - O Santa Rita de Cássia falhou esta quarta-feira, na cidade do Uíge, o assalto ao 3º lugar do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão “Girabola2023/24, ao empatar (1-1) diante do Desportivo da Huíla, em desafio da 9ª jornada.
O primeiro golo do desafio foi apontado por Malamba II, aos 15 minutos, num remate forte da área de penalidade. Em resposta, a equipa local empatou ao minuto 44 da primeira parte, num golo marcado pelo lateral Jaime.
Com este resultado, o Santa Rita mantém-se na décima posição, agora com 10 pontos, contra 12 pontos do Desportivo da Huíla, na terceira colocação. Se vencesse o jogo teria 12 pontos, mais um em relação às equipas do Petro de Luanda, Wiliete e Desportivo da Huíla.
A turma católica, que somou um ponto, desaproveitou assim o factor casa para vencer os militares da região sul e subir para o terceiro posto da prova.
O primeiro tempo foi de paradas e respostas, com as defesas a levarem a melhor perante aos ataques pouco conseguidos pelas duas formações, apesar de terem marcado.
No segundo tempo, o retrato foi o mesmo, mas com os católicos mais determinados.
Declarações
O treinador-adjunto do Santa Rita de Cássia, Nzuzi Ngemba, destacou o ponto conseguido pela sua formação, apesar de não ter alcançado três pontos, numa partida cujo objectivo era a vitória.
Por sua vez, o timoneiro principal do Clube Desportivo da Huíla, Paulo Torres, reconheceu as dificuldades encontradas na partida, mas realçou a importância de buscar um ponto num estádio difícil de se jogar.
Na 10ª rodada, o Santa Rita de Cássia vai à província de Benguela defrontar o Wiliete local, ao passo que o Desportivo da Huíla vai receber o São Salvador do Zaire. JAR