Uíge - O Santa Rita de Cássia garantiu hoje, domingo, na cidade do Uíge, a primeira vitória no Campeonato Nacional de futebol Girabola2024/25", ao vencer o Grupo Desportivo Isaac de Benguela, por 2-0.
O duelo, disputado no estádio municipal 4 de Janeiro, contou para a 5ª jornada do campeonato.
Com o triunfo alcançado hoje, o Santa Rita de Cássia passa a ocupar a 11ª posição, com 4 pontos, ao passo que o Grupo Desportivo Isaac de Benguela permanece na 12ª colocação, com apenas 2 pontos.
Num jogo intenso, foi o Santa Rita de Cássia que dominou, sobretudo na primeira parte, com maior posse de bola e várias tentativas de golo.
Aos três minutos, o avançado Fuca, do Santa Rita, isolou-se na área, mas rematou para cima da baliza defendida por Malov.
Embalado pelas chances criadas e não concretizadas, o avançado da turma católica, Ary Chato, de cabeça, desfez o nulo aos nove minuto, após cruzamento de Luyeye.
Apesar de buscarem mais concretizações, os católicos do Uíge levaram a vantagem magra até ao intervalo.
Na segunda parte, o Grupo Desportivo Isaac de Benguela entrou totalmente ofensivo, com o objectivo de mudar o resultado do jogo, mas encontrou um Santa Rita de Cássia bem arrumado e que soube anular os ataques do conjunto forasteiro.
Não obstante o crescimento ofensivo do adversário, o Santa Rita de Cássia demonstrou a mesma disposição ofensiva dos 45 minutos iniciais.
Aos 88 minutos, Lourenço, extremo esquerdo do Santa Rita de Cássia, foi derrubado na área de penalidades, mas, na sequência, o avançado Fuca rematou para defesa segura de Malov.
Quando se pensava num resultado magro, aos 90+1', o conjunto local dilatou a vantagem por intermédio do médio ofensivo e capitão Eduardo que também de cabeça, atirou para o fundo das redes, depois cruzamento do recém-entrado Lutumba.
Reacções
Garantida a primeira vitória no campeonato, o treinador-adjunto do Santa Rita de Cássia elogiou a prestação dos seus jogadores.
"Fizemos um estudo psicológico do adversário, porque sabíamos que eles vieram ao estádio para contrariar o nosso favoritismo", frisou.
Referiu que a equipa esteve bem, sobretudo nos aspectos ofensivos e defensivos.
De forma objectiva, o treinador principal do Grupo Desportivo Isaac de Benguela, Marcos Chivinda, disse apenas que vai continuar a trabalhar para reverter a situação nos próximos jogos.
"Vamos trabalhar e pensar agora positivo, recuperar a rapaziada e veremos o que vai dar no futuro", disse.
Na 6ª jornada o Santa Rita de Cássia vai ao estádio Álvaro Buta enfrentar o Clube Desportivo São Salvador do Congo, ao passo que o Isaac de Benguela vai à província do Cuanza- Sul jogar com o Libolo. JAR