Luanda – Após três vitórias, o Sagrada Esperança da Lunda Norte sucumbiu esta sexta-feira diante de um adversário inesperado, o Académica do Lobito, com derrota de 0-1, em jogo da 4ª jornada do Campeonato Nacional de futebol “Girabola2023-24.
Disputado no estádio dos Coqueiros, em Luanda, sua casa emprestada, após interdição do estádio do Dundo pela CAF, para obras, a formação Lunda ainda enfrenta um castigo federativo de jogar sem o apoio do público.
Favorito por força da sua capacidade desportiva, sustentada com dois títulos conquistados em 2005 e 2020-21, o Sagrada foi surpreendido aos 53 minutos com um golo em contra-ataque, marcado por Platini.
Até então, a formação da Lunda Norte somava apenas vitórias, diante do União de Malanje (1-0), São Salvador do Kongo (2-0) e diante do Santa Rita de Cássia (2-0), enquanto a Académica do Lobito vence pela primeira vez na competição.
Após folga na 1.ª jornada da prova, os “académicos” empataram a zero bolas com o Kabuscorp do Palanca, derrota diante do União de Malanje (0-1) e triunfo hoje diante do Sagrada Esperança (1-0).
Com este resultado, o Sagrada Esperança mantém-se na primeira posição do campeonato, à condição, com 9 pontos. Pode ser ultrapassaso pelo Petro de Luanda, segundo com sete pontos, em caso de vitória sábado.
Ainda esta sexta-feira, o jogo entre o Kabuscorp do Palanca e Desportivo da Huíla, igualmente, no estádio dos Coqueiros não terminou por falha constante de energia eléctrica.
Assim, o desafio, que até a interrupção encontrava-se empatado a zero bolas, será repetido a partir das 9 horas de sábado, no mesmo recinto.
Sábado
Petro de Luanda- União de Malanje (Coqueiros, 16h)
Desportivo da Lunda Sul-São Salvador do Kongo (Mangueiras, 15h)
Recreativo do Libolo- Santa Rita de Cássia (Calulo, 15h)
Interclube- 1.º de Agosto (22 de Junho, 15h30)
Sporting de Cabinda- FC Bravos do Maquis (ainda sem campo, 15h30)
MC