Luanda – O Sagrada Esperança da Lunda-Norte (Angola) figura no Grupo D da Liga dos Clubes Campeões de África juntamente com o Esperance de Tunis (Tunísia), Pyramids (Egipto) e Djoliba AC (Mali).
De acordo com o sorteio da prova, realizado esta segunda-feira na sede da Confederação Africana de Futebol (CAF), no Egipto, estão inseridos no Grupo A o TP Mazembe (RDC), Young Africans (Tanzânia), Al Hilal (Sudão) e MC (Argélia).
Mamelodi Sundowns (África do Sul), Maniema Union (RDC), Raja Casablanca e ASFAR (ambas de Marrocos) estão no Grupo B.
No Grupo C figuram o Al Ahly (Egipto), CR Belouizdad (Argélia), Orlando Pirates (África do Sul) e Stade d´Abidjan (Côte d´Ivoire).
Para chegar à fase de Grupos da maior liga de clubes do continente, os “diamantíferos” venceram na primeira “mão” o Saint Louis Suns United das Ilhas Seychelles, por 1-0. Na resposta, a formação angolana voltou a vencer por 3-0, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda.
No encontro da segunda eliminatória, o Sagrada Esperança perdeu na primeira “mão” diante do Enugu Rangers da Nigéria, por 1-0, no Estádio Nnamdi Azikiwe.
Já na segunda “mão”, a equipa Lunda garantiu a sua qualificação ao derrotar os nigerianos, por 3-1, em partida disputada no estádio 11 de Novembro.
Sorteio da Taça da Confederação:
Na também denominada “Taça Nelson Mandela”, o Clube Desportivo da Lunda Sul defronta o AS Berkane de Marrocos, no Grupo B.
De acordo com o sorteio da competição, a equipa angolana figura no Grupo B, a par de Stade Malien de Bamako (Mali) e Stellenbosch (África do Sul).
O Bravos do Maquis, outro representante angolano na mesma prova africana de clubes, divide o Grupo A com o CS Constantine da Argélia, Simba da Tanzânia e CS Sfaxien da Tunísia.
USMA da Argélia, ASEC Mimosas da Côte d´Ivoire, ASC Jaraaf do Senegal e Orapa United do Botswana figuram no Grupo C.
O Grupo D é integrado pelo Zamalek do Egipto, Al Masry do Egipto e Enyimba FC da Nigéria.
Para atingir à fase de Grupos da Taça das Confederações, o Desportivo da Lunda Sul eliminou o Elgeco Plus do Madagáscar com empate a uma bola na primeira “mão” e novo empate a zero na segunda.
Os dois jogos foram disputados em Luanda devido à interdição do estádio dos visitantes pela CAF, por falta de condições.
No segundo desafio preliminar, os “lundas” derrotaram na primeira “mão” o Sekhukhune United da África do Sul, por 1-0, no estádio 11 de Novembro, em Luanda, enquanto na segunda, no terreno do adversário, a equipa angolana perdeu por 1-2.
Por outro lado, o Bravo do Maquis do Moxico venceu na primeira “mão” o Coastal Union da Tanzânia, por 3-0, no Estádio 11 de Novembro, e no jogo de resposta obteve um empate a zero bolas, no Estádio Peter Mokaba, na África do Sul.
Na segunda eliminatória, venceu na primeira “mão” o FC Saint-Éloi Lupopo da República Democrática do Congo (RDC), por 1-0, em Luanda, e na segunda voltou a vencer em solo congolês, por 2-1, no Estádio Frédéric Kibassa Maliba, em Lubumbashi.
A fase de Grupos da Liga dos Clubes Campeões inicia a 26 de Novembro e termina a 17 de Janeiro de 2025, enquanto a Taça CAF arranca a 28 de Novembro e termina a 19 de Janeiro de 2025.
IN/MC