Dundo - A direção do Grupo Desportivo Sagrada Esperança anunciou, esta quinta-feira, a rescisão de contrato com o técnico Roque Sapiri, por fraca prestação da equipa no Campeonato Nacional "Girabola'2024/25" e na Liga dos Campeões.
De acordo com o comunicado do clube a que a ANGOP teve acesso, desde a preparação da presente época a direcção disponibilizou todos os apoios possíveis e condições de trabalho exigidas pelo técnico, porém, os resultados estão aquém dos objectivos preconizados.
"Lamentavelmente, esse esforço da direcção não tem sido correspondido pelos resultados desportivos, produzidos até ao momento, o que esforçou a direcção do clube a rescindir o contrato com o técnico, com efeitos imediatos", lê -se na nota.
Francisco Moniz"Frank", adjunto de Sapiri, assumiu provisoriamente o comando-técnico dos Lundas.
No início deste mês, o técnico revelou que a equipa vive problemas internos, extra-campo, que têm afectado negativamente o seu desempenho.
"Se estão a espera que os resultados justificam aquilo que é a qualidade do treinador para que depois se justifique na verdade o que se está a passar, vamos sentar à mesa e resolver as coisas de uma outra forma e não ao nível que se tem levado as coisas, porque eu não serei eterno no clube", realçou na altura.
Em 2022, após a qualificação do Sagrada Esperança à fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos, Roque Sapiri teve um desabafo idêntico, onde criticou abertamente uma suposta desorganização administrativa, como causa dos maus resultados na "Champions" e no Girabola.
No final daquela época, a direcção entendeu romper o contrato com o técnico angolano, alegando falta de licença A e, um ano depois, finais de 2023, Roque Sapiri regressou ao comando técnico do colectivo, colocando pela segunda vez a formação da Lunda-Norte na fase de grupos da maior prova africana de clubes.
Roque Sapiri deixa o Sagrada Esperança na quarta posição do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, com 17 pontos, fruto de quatro vitórias, cinco empates e duas derrotas.
Fundado no dia 22 de Dezembro de 1976, no Dundo, o clube foi campeão nacional em 2005 e 2021, bem como vencedor da Taça de Angola em 1988 e 1999.
A formação lunda marcou várias presenças nas competições africanas, disputando a Taça dos Vencedores das Taças, em 1989 e 2000.
Participou na Taça CAF em 1992, 1998 e 2020 e também da Taça dos Clubes Campeões de África em 2005, 2006 e 2021. QB/HD