Luanda – Rodrigo Hernández “Rodri”, meio-campista espanhol do Manchester City, venceu na noite de segunda-feira a “Bola de Ouro2024”, superando o favorito Vinício Júnior, atacante do Real Madrid, também da Espanha.
Promovido anualmente pela France Football, o prémio recaiu para o volante espanhol de 28 anos de idade pelas suas performances entre Agosto de 2023 e Julho de 2024, um ano no qual se destacou no clube e na selecção nacional.
No entanto, ao chegar ao Théâtre du Châtelet, em Paris (França), onde decorreu a cerimónia, o jogador foi vaiado por populares, que torciam pela vitória do brasileiro Vinicius Jr.
Rodri chegou às categorias de base do Atlético de Madrid em 2007, aos 11 anos de idade, tendo permanecido na equipa juvenil até 2013. No mesmo ano foi para o Villarreal, onde em 2015 subiu para os profissionais.
No Villarreal participou de 84 jogos, anotando dois golos pelo clube. O primeiro como profissional foi contra o Almería, em uma partida válida pela La Liga (Campeonato Espanhol) de 2016.
Pelo seu futebol apresentado no Villarreal, o Atlético de Madrid o contratou em 2018, por 25 milhões de Euros, onde atuou em 47 partidas e chamou atenção de clubes ingleses.
Assim, em 2019 foi contratado pelo Manchester City por 70 milhões de Euros. Participou da campanha vitoriosa dos Citizens na Liga dos Campeões de 2023, e marcou o único golo da final, que decidiu o primeiro título do City na competição.
No dia 11 de Junho de 2023, a UEFA elegeu-o melhor jogador da “Champions League”.
A temporada 2022–23 estabeleceu Rodri como um dos melhores meio-campistas do mundo, com 56 jogos na época com o City (quatro golos e sete assistências).
Na final do Mundial de Clubes de 2023, vencida pelo City, com vitória por 4-0 sobre o Fluminense, Rodri levou o prémio “Bola de Ouro” de melhor jogador da competição.
Vivendo grande fase, o espanhol foi peça chave na equipa do técnico Josep Guardiola, dominou o meio-campo e foi fundamental para a goleada do City.
Em 28 de Outubro de 2024 ganhou a sua primeira Bola de Ouro. O público, em geral, esperava que o prémio fosse atribuído ao Vinicius Junior, o que gerou uma das maiores polémicas da história da premiação.
Em jeito de protesto, a Direcção do Real Madrid orientou que nenhum membro se fizesse presente na cerimónia.
Como se vota para o prestigiado troféu:
Um jornalista de cada país entre os 100 primeiros do ranking da FIFA vota na Bola de Ouro.
A France Football, responsável por organizar o prémio, fez uma pré-seleção com 30 nomes. Segundo colocado, Vinicius Junior foi o único brasileiro indicado entre os homens. O inglês Jude Bellingham, também do Real Madrid, completou o top-3.
Confira os vencedores da Bola de Ouro`2024:
Melhor jogador do mundo: Rodri
Melhor jogadora do mundo: Aitana Bonmatí
Melhor treinador(a): Carlo Ancelotti (masculino) e Emma Hayes (feminino)
Troféu Yashin (melhor guarda-redes): Emiliano Martínez
Troféu Kopa (melhor jovem): Lamine Yamal
Troféu Sócrates (causas sociais): Jenni Hermoso
Troféu Gerd Müller (marcador da temporada): Harry Kane e Kylian Mbappé
Clube do ano: Real Madrid (masculino) e Barcelona (feminino) MC