Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Resultados nas Afrotaças e advertência do ministro marcam semana

     Desporto              
  • Luanda • Domingo, 12 Janeiro de 2025 | 23h37
1 / 4
FC Bravos do Maquis
FC Bravos do Maquis
ANGOP
2 / 4
Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão
Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão
- Domingos Cardoso - ANGOP
3 / 4
Ministério da J. Desportos e da Educação
Ministério da J. Desportos e da Educação
Domingos Cardoso - ANGOP
4 / 4
Clube Desportivo da Lunda Sul
Clube Desportivo da Lunda Sul
ANGOP

Luanda - O duplo empate e derrota das equipas angolanas de futebol nas Afrotaças, à advertência do ministro Rui Falcão, sobre legalidade dos processos eleitorais nas federações e entrada em funcionamento da Comissão Nacional para o Desporto Escolar marcaram o noticiário da semana na Agência Angola Press (ANGOP).

Na Taça da Confederação Africana de futebol, o Bravos do Maquis empatou hoje (domingo), em Luanda, com o Simba da Tanzânia, por 1-1, em jogo da 5ª jornada do Grupo A, disputado no Estádio 11 de Novembro.      

A jogar em casa, a equipa angolana da província do Moxico foi incapaz de conservar a vantagem inicial, com golo de Abdnigo Mostatlhaga, aos 13 minutos, igualado pelo adversário Leonel Ateba (69´). Com este resultado, os maquisardes, que ocupam o terceiro lugar, com sete (7) pontos, complicam a possibilidade de chegar aos quartos-de-final.    

Ainda para a mesma competição, também designada Taça Nelson Mandela, o outro representante do país o Desportivo da Lunda-Sul consentiu empate caseiro diante do Berkane de Marrocos, por 0-0, no Grupo B, no mesmo campo. 

Com a igualdade, a equipa lunda ocupa a última posição da série, com apenas dois (2) pontos, enquanto que o Berkane lidera de forma invicta (13pts), em cinco partidas, apurado para a fase seguinte. Na primeira volta, o Berkane mostrou superioridade em território marroquino e venceu, por 2-0.

Para a Liga dos Campeões, o Sagrada Esperança complicou, sábado, em Luanda, o acesso aos quartos-de-final, ao perder, por 0-1, com o Pyramids, que confirmou o histórico apuramento. 

O triunfo da equipa egípcia aconteceu na fase derradeira do encontro, aos 90+4, por intermédio de Marwan Hamdi, que saiu do banco para dar a liderança aos visitantes no Grupo D, e uma desfeita para os adeptos, no Estádio 11 de Novembro.

Na modalidade, inclui-se a visita do novo presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Alves Simões, por algumas províncias, em auscultações aos seus associados, com realce a do Bengo, em que aconselhou a criação de fontes aleternativas de rendimento para a materialização dos respectivos planos e programas.        

Sobre o titular do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), Rui Falcão, afirmou que os processos eleitorais nas federações, ao quadriénio 2024/2028, devem cumprir escrupulosamente as regras e leis das associações, para que possam ser legalizados pelo órgão reitor.

Em advertência, sexta-feira, em Luanda, o governante referiu que todos os actos de renovação de mandatos nas instituições desportivas precisam passar pela obediência das normas e serem transparentes, sem situações que perturbem a sua legalidade.     

“Todos os processos eleitorais devem ser na base dos pressupostos legais. Aquelas federações que não reunirem esses requisitos e violarem as leis das associações desportivas ficarão de fora. Como órgão reitor do desporto angolano, o Ministério não poderá ficar indiferente a situações negativas que estão a acontecer”, disse.

Em exemplo, o titular do cargo dos desportos, apontou o caso da Federação Angolana de Xadrez (FAX), cujo processo eleitoral contou com dois actos, consubstanciado em mesmo número de presidentes, para a mesma instituição, sendo contrário a legislação em vigor.

Dois nomes e duas tomadas de posse para uma só federação - Tito Martins (presidente cessante) e Mário Neves (candidato) assumem-se como presidentes da FAX, instalando-se a confusão na FAX, em que os dois elementos foram empossados para os próximos quatro anos, com os processos remetidos ao MINJUD, para homologação e validação.            

Em relação ao desporto escolar, com objectivo de aumentar os níveis, qualidade e quantidade dos praticantes no país, o Ministério da Educação e parceiros consumaram, quinta-feira, em Luanda, a criação da Comissão Nacional dos Desportos Escolares (CNDE), que vai entrar em vigor já no ano lectivo 2025/2026.

Para efeito, fazem parte desta Comissão Nacional dos Desportos Escolares, o secretário de Estado para o Ensino Pré-escolar e Ensino Primário, Pacheco Francisco, o secretário de Estado para Política Desportiva, Paulo Madeira, o presidente da Associação Nacional dos Professores de Educação Física (ANPEF), Virgílio Cardoso, e o presidente da Associação Nacional de Ensino Particular (ANEO), António Pacavira.

No encontro de trabalho, realizado na sala de reuniões do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), à porta fechada, os parceiros estabeleceram estratégias, para a criação de “dossiês” e proposta de quem ficará à frente da presidência da Comissão, ora criada.

Em declarações à imprensa, no final da reunião, o secretário de Estado do Ensino Pré-escolar e Ensino Primário, Pacheco Francisco, referiu que o encontro com os parceiros foi marcado, porque acharam por bem que deveria fazer-se uma concertação das modalidades desportivas à implementar, nos próximos anos lectivos.

Por sua vez, o secretário de Estado para o Desporto, Paulo Madeira, afirmou que o encontro tem o propósito, em primeira instância, incluir todos aqueles que estão directamente ligados à actividade escolar, e por consequência disso, também ligados ao desporto escolar.

“E como se sabem há uma preocupação muito grande a nível do Executivo, manifestada, especialmente, por sua Excelência, o Presidente da República, João Lourenço, de aumentarmos os números do desporto escolar”, frisou.

Esclareceu que para dar resposta a nível do Ministério da Juventude e Desportos, durante o ano passado (2024), iniciaram a primeira fase de recrutamento de aproximação daquilo que é a actividade do desporto comunitário.

Os ministérios da Educação, Juventude e Desportos, Associação Nacional dos Professores de Educação Física e Associação Nacional das Instituições do Ensino Privado estão mais fortificados para que as actividades a nível do desporto escolar tenham uma outra cara e qualidade.

No basquetebol, o Petro de Luanda venceu, sexta-feira, na capital do país, o 1º de Agosto, por 93-81, em jogo de acerto da sétima jornada do Campeonato Nacional sénior masculino, disputado no pavilhão do Kilamba.

Ao intervalo da partida, a equipa “petrolífera” estava em desvantagem de 35-43, pelo que teve de empenhar-se para contornar a formação “militar”, que ainda forçou sucessivos empates.    

De igual modo, a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) anunciou a convocatória para a Pré-Selecção Nacional sénior feminina, que participará na 1ª Janela de Apuramento para o Campeonato Africano (Afrobasket2025), a realizar-se de 02 a 10 de Fevereiro, em Luanda (Angola).

As atletas convocadas, num total de 19, deverão comparecer para apresentação e início dos trabalhos, no próximo dia 13 de Janeiro, segunda-feira, às 10h00, na sede da FAB, na capital do país.

Orientada pelo treinador Paulo Macedo, o grupo tem como técnicos-adjuntos Fernando Figueiredo e Jaquelina Francisco, a medica Margarida João, os fisioterapeutas Elisabeth Dombasi e Bany Carneiro, bem como a seccionista Delfina Campos.        

Angola foi campeã continental em duas ocasiões, sendo o Afrobasket de 2011, em Bamako, no Mali, e 2013, em Maputo, Moçambique, com o treinador Aníbal Moreira.       

Nos sete dias, a ginástica também foi referência, com o Petro de Luanda a conquistar o título de campeão nacional da categoria juvenil, na especialidade de ginástica rítmica de conjunto, em provas disputadas no pavilhão da Cidadela, na capital do país.

Das competições do Campeonato Nacional, foram protagonistas do feito da equipa petrolífero, as ginastas Alexandra Castelo, Haminata Baptista, Albertina Nunes, Lesliane Reis e Suraya Neto.

O quinteto do clube “tricolor” relegou para as posições subsequentes as equipas da Apolónia de Cabinda, formada pelas atletas Brigida de Gouveia, Jecira Manuel, Ariana Pires, Ângela Madolo e Fátima Lelo, e XLAC do Kilamba Kiaxi, composta por Marcelina Nelson, Marcelina Miconge, Liame Romana, Daniela Miconge e Estrela Landa.

Na aeróbica juvenil em individual, subiram ao pódio as ginastas Denaldina Boimuque (do Graça/Piaget), com a medalha de ouro, Domingas Barros (Trascambanda), com a prata e Isabel Ramiros (Petro de Luanda), com o bronze.

Para os saltos de tumbling juvenil, Januário Tungawassi, ginasta do Nacional de Benguela, liderou o pódio, com o ouro, seguido de Augusto João (Núcleo da Lunda-Sul), com a prata, e Vivaldo Huila (Petro de Luanda), com o bronze, no último lugar.

Na classe feminina, nos saltos de tumbling juvenil, Shacha Silva, do Petro de Luanda, ocupou o primeiro lugar, e deixou Edith Cacoma (Núcleo da Lunda-Sul) e Ana Assemba (CDBBA), em segundo e terceiro do pódio. Também decorreram as provas nas classes de juniores e seniores.

O Campeonato Nacional é um ensaio para o Festival de Ginástica, que se vai realizar em Abril próximo, em alusão aos 50 Anos da Independência, a assinalar-se a 11 de Novembro de 2025. VAB





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+