Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Restos mortais de Domingos Inguila repousam no Alto das Cruzes

     Desporto              
  • Luanda • Quarta, 22 Maio de 2024 | 17h08
Domingos Inguila referência do futebol angolano
Domingos Inguila referência do futebol angolano
Dr

Luanda - Os restos mortais do antigo internacional angolano e selecionador nacional, Domingos Inquila, falecido sexta-feira última, numa unidade hospitalar, repousam desde hoje (quarta-feira) no cemitério do Alto das Cruzes, em Luanda.

Acompanharam a cerimónia fúnebre, o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, dirigentes, jornalistas, ex-futebolistas entre outras figuras ligadas ao desporto nacional.

Após a colocação da urna na sepultura, Rui Falcão considerou Inguila uma pessoa séria e sincera, com carisma muito particular e com um dom especial.

Reconheceu ter perdido um amigo e um colega, pois partilharam por alguns meses a mesma sala na antiga secretaria do Estado para o Desporto.

Já o antigo futebolista, Manuel Loth, destacou o sentido patriótico de Inguila e da sua sempre disponibilidade em ajudar na formação dos seus compatriotas.

Enalteceu a capacidade proactiva do falecido e da sua solidariedade, acrescentando que o país perde um dos guias ligado ao desporto.

No elogio fúnebre lido pela família, representantes do ministério da Juventude e Desporto, da Associação de Futebol de Angola (AFA), da Fundação Eduardo dos Santos (FESA) e da Federação Angolana de Futebol (FAF), foi destacado o seu contributo no desenvolvimento do futebol e na criação de clubes como o Santos e AFA.

Figura incontornável na história do futebol angolano nas décadas de 60, 70 e 80, Domingos Inguila nasceu no Ambrizete, Nzeto, Província do Zaire, aos 06 de Outubro de 1945 (79 anos).

O antigo internacional foi tetra-campeão de Angola pelo ASA de 1964 a 1967, antes de rumar para a Europa e jogar no Sporting Lisboa e Benfica. No começo militou no ASES Futebol Clube de Ambrizete.

Na temporada de 1967/68 foi contratado pelo Sport Lisboa e Benfica e logo na sua estreia ganhou a titularidade como médio- trinco, e em 1971/72 rumou para Aveiro, a convite do clube Beira-Mar, onde evoluiu até 1976.

No seu regresso ao país após a independência, proclamada em 11 de Novembro de 1975, representou o Futebol Clube de Luanda.

Em 1978, com 33 anos de idade, pendurou as chuteiras e iniciou a carreira de treinador em 1981, formado pelo Instituto Superior de Cultura Física da Alemanha, fazendo mais tarde uma pós-graduação em Futebol.

Já fora dos relvados, exerceu vários cargos no dirigismo desportivo, como por exemplo na extinta Secretaria de Estado da Educação Física e Desportos (SEEFD).

Em 1980 foi seleccionador nacional sénior e em 1984 nomeado Coordenador das Selecções Nacionais de todos os escalões, na Federação Angolana de Futebol (FAF).

Em 1987 participou na conquista da primeira medalha de prata do futebol angolano, nos Terceiros Jogos da África Central, realizados no Congo-Brazzaville.

Orientou equipas seniores de vários clubes angolanos, como o Desportivo da Chela, Progresso Associação Sambizanga e Sporting Clube de Luanda.

Em 1994, à convite do então Presidente da República, José Eduardo dos Santos, fundou o Núcleo Desportivo da Presidência da República de Angola.

Em 1997 foi co-fundador da Escola de Futebol da Samba, em Luanda, integrou igualmente a Fundação Eduardo dos Santos (FESA), a fundação do seu clube efémero Santos e da Academia de Futebol de Angola (AFA).

DJ/MC



Tags


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+