Luanda - Os restos mortais do antigo basquetebolista Ângelo Victoriano repousam, desde hoje, quarta-feira, no cemitério do Santa Ana, em Luanda.
O segundo angolano que integra o "Hall of Fame" em 2023, depois de Jean Jacques da Conceição em 2013, Ângelo Victoriano morreu na madrugada de sábado, no Hospital Militar, vítima de diabetes, aos 56 anos de idade.
Durante a cerimónia de sepultamento registou-se vários pronunciamentos com destaque para o de Jean Jacques da Conceição, que apelou para maior atenção às individualidades desportivas enquanto vivas.
Antes, o velório realizado no pavilhão da Cidadela ficou marcado com a presença do Presidente da República, João Lourenço, que na sua mensagem proferiu palavras de conforto à família do antigo extremo poste do 1.°de Agosto e da Selecção Nacional.
O cenário do pavilhão da Cidadela teve uma tela gigante, onde passaram imagens sobre a trajectória do antigo internacional (1968-2024). A missa de corpo presente foi celebrada pelo Arcebispo de Luanda, Dom Filomeno Vieira Dias.
Estiveram ainda presentes figuras do basquetebol e do desporto em geral, além de Membros do Executivo.
Trata-se do segundo passamento físico de uma referência da modalidade e do desporto em geral em menos de um mês, depois de Afonso Silva, que também representou o 1.º de Agosto e a Selecção Nacional.
JAD/MC