Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Responsável quer relançamento do desporto comunitário no Cunene

     Desporto              
  • Cunene • Quinta, 23 Janeiro de 2025 | 17h51
Director em exercício do Gabinete da Juventude e Desporto do Cunene, Custódio Mwenefulenge
Director em exercício do Gabinete da Juventude e Desporto do Cunene, Custódio Mwenefulenge
Pedro Manuel-ANGOP

Ondjiva - O director em exercício do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos do Cunene, Custodio Mwenefulenge, incentivou, esta quinta-feira, o relançamento do desporto comunitário, visando a promoção da saúde e inclusão social.

Falando no acto do 23 de Janeiro, Dia Nacional do Desporto, o responsável afirmou que os gabinetes municipais devem procurar dinamizar a prática desportiva, dada a sua importância no desenvolvimento físico e intelectual do indivíduo.

Acrescentou que, o desporto comunitário permite criar espaços inclusivos que impulsionam a integração e a coesão nas comunidades, desenvolve competências como liderança, valores e respeito mútuo.

Lembrou que as administrações municipais têm apostado seriamente na abertura de campos pelados que devem ser aproveitados para a promoção e inserção da juventude nos tempos livres a praticar o futebol nas aldeias.

Custódio Mwenefulenge pediu às associações desportivas no sentido de fazerem uma reflexão sobre o contributo prestado em prol do desporto nas modalidades de futebol, basquetebol, voleibol, atletismo, entre outras.

O acto, foi marcado com a realização de uma palestra sobre a importância das actividades físicas e as consequências das substâncias proibidas no desporto.

A propósito, o professor de educação física, Júlio Manuel, referiu que os exercícios ajudam a melhorar a auto-estima, a imagem corporal e a função social de pacientes em risco de saúde mental.

Esclareceu ainda que reduz os sintomas depressivos e mortalidade por doenças crónicas como pressão alta e diabetes, melhora a força, equilíbrio e flexibilidade, proporciona a socialização e a convivência.

O 23 de Janeiro foi institucionalizado em 1980, como Dia Nacional do Desporto, em sinal de reconhecimento do inegável papel que o desporto assume na sociedade, como factor de integração e desenvolvimento humano.

Foi nesta data que o Governo angolano, em parceria com a sociedade civil, criou as primeiras comissões instaladoras que mais tarde dariam origem às federações desportivas nacionais, impulsionadoras do desenvolvimento do desporto. PEM/LHE/VAB 

 

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+