Dundo - O director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na Lunda-Norte, José Pinto, apelou esta segunda-feira a uma maior organização nas associações desportivas, criando projectos sustentáveis e exequíveis, para o desenvolvimento e a massificação das distintas modalidades na região.
O responsável fez este apelo durante um encontro com as associações, núcleos, clubes, atletas, entre outros agentes, enquadrado nas festividades do Dia Nacional dos Desportos , a assinalar-se a 23 do mês em curso, sublinhando que a organização dos filiados e a elaboração de projectos sustentáveis e exequíveis, vai facilitar os apoios institucionais e financeiros do Governo e do sector privado.
Assegurou que com o domicílio administrativo das empresas mineiras na Lunda-Norte, espera-se mais apoios ao sector dos Desportos, o que exigirá das associações e clubes , maior organização administrativa e desportiva.
Por outro lado, anunciou que no âmbito das festividades dos 50 anos de Independência Nacional, o governo prevê uma gala de homenagens aos ex desportistas e agentes em diversas modalidades, para valorizar e enaltecer o contributo de várias individualidades no desenvolvimento do sector na província.
Disse que trata-se de ex-desportistas no activo, reformados e falecidos, dirigentes, treinadores e atletas, que actuam no país e na diáspora, acrescentando que já há uma comissão a trabalhar na selecção dos beneficiários.
Esta será a segunda gala de homenagem aos desportistas na Lunda Norte, sendo que a primeira foi realizada em 2010, onde foram homenageados o malogrado João Nogueira (ex-secretário-geral da Federação Angolana de Tenis), Mário Calado (primeiro treinador campeão pelo Sagrada Esperança), Mantorras (ex-futebolistas) e Chiri Luzia (ex-tenista).
O gabinete controla actualmente as associações de Futebol, Atletismo, Basquetebol, Andebol, Ciclismo, Judo, Ténis, Karaté-dó, Xadrez, Boxe e Jiu-jitsu.JVL/HD