Luanda - A Selecção Nacional de Remo, em ambos os sexos, segue esta quarta-feira para cidade de Tunis (Tunísia), onde de 23 a 26 de Outubro disputa o torneio qualificativo para os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris (França).
A equipa nacional é integrada por André Matias, Conceição Ngola, em embarcações individuais, e a dupla Ricardo Martins/Irineu Meno, que lutarão por uma vaga, entre os 12 barcos reservados para a África.
Deste número apuram-se 10 embarcações, dos quais cinco em feminino e igual número em masculino, além das duas duplas (uma para cada classe).
Durante a prova, os atletas serão colocados numa distância de dois mil metros para a largada, segundo o vice-presidente da Federação Angolana de Desportos Náuticos (FADEN) para o Remo, Alexandre Lages.
Angola participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, em 2016, no Rio de Janeiro (Brasil), com os remadores André Matias e Jean-Luc Rasamoelina.
Além do torneio qualificativo, informou que no mesmo período e cidade, o país participará do Campeonato Africano da modalidade, com os praticantes Conceição Ngola, André Matias e a dupla, Ricardo Martins/Irineu Meno.
Para esta competição, a Selecção Nacional estará, igualmente, inscrita com uma embarcação de tipo pesada (individual) com Emerson Costino, sob orientação técnica de Gilson Tenazinha. JAD/FN