Velocista homenageado após performance nos Jogos Olímpicos

     Desporto              
  • Luanda • Terça, 13 Agosto de 2024 | 15h24
Atleta, Marcos dos Santos bate recorde nacional
Atleta, Marcos dos Santos bate recorde nacional
DR

Luanda – O velocista Marcos dos Santos foi alvo de homenagem, esta terça-feira, pelo clube que representa, o Petro de Luanda, após qualificar-se para a segunda fase dos 100m, nos Jogos Olímpicos, prova disputada no Estádio Saint-Denis, em Paris (França).

O atleta cronometrou 10.31 nas preliminares, marca que representa um novo recorde nacional da especialidade.

O anterior recorde, de 10.42, igualmente sua pertença, foi estabelecido este ano, durante um “Meeting”, decorrido na África do Sul.

Em clima de festa, o auditório da sede do clube, no "Eixo-viário", esteve recheado de dirigentes, familiares, colegas de equipa e funcionários, todos convidados a assistir ao vídeo da prova, em que o angolano foi segundo da sua série, superado apenas por Christophe Borzor, do Haiti (10.26).

Na segunda fase, o atleta mais rápido do país (100m) cronometrou 10.40, tempo que lhe valeu a sétima posição, falhando assim o acesso às meias-finais.

Na sua intervenção, o presidente da colectividade “tricolor”, Tomás Faria, enalteceu o feito do atleta de 20 anos de idade, lembrando que Marcos dos Santos pertence, agora, a um grupo de elite em Angola, fruto de um investimento ao longo dos anos.

Explicou que ter um representante do atletismo nos Jogos de Paris`2024 foi sempre um projecto do seu elenco traduzido na aposta ao atleta com participações em provas internacionais, as últimas das quais, os Meetings na África do Sul e no Brasil.

Acrescentou que o actual objectivo é preparar o especialista com vista a obter os mínimos para os Jogos Olímpicos de Los Angeles (EUA), em 2028, sem, no entanto, garantir o período de início dos trabalhos e nem os possíveis países para estágios.

Por sua vez, Marcos Santos afirmou que o feito é resultado do apoio do clube e da vontade de engrandecer o povo angolano. 

Prometeu trabalhar para melhorar as suas marcas e procurar obter os mínimos qualificativos para Los Angeles, já que desta vez participou pela universalidade (convite).

Além do atletismo, a missão olímpica angolana contou ainda com as modalidade de andebol feminino, canoagem, remo, judo e natação. JAD/MC





+