Luanda – Os recintos desportivos no país contam, a partir de sexta-feira, com a presença de público na ordem 25 % da sua lotação, segundo a actualização do Decreto sobre o Estado de Calamidade Pública, efectuada hoje, quarta-feira, em Luanda.
Para o efeito, o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, recordou a manutenção do cumprimento rigoroso das medidas de biossegurança, destacando-se o distanciamento social e o uso correcto de máscara.
O anterior decreto tinha autorizado já o regresso das actividades desportivas federadas com dez por cento de espectadores, na altura exceptuando a província de Luanda.
Segundo Adão de Almeida a província de Luanda mantém-se sob cerca sanitária, tal como a proibição de entrada no país de cidadãos estrangeiros não-residentes, provenientes ou com passagem pelo Brasil e pela Índia.
O Decreto sobre o Estado de Calamidade Pública entra em vigor sexta-feira (09), um dia antes do clássico entre o Petro de Luanda e o 1º de Agosto, quinta-feira (08), pontuável às meias-finais da Taça de Angola em futebol, a disputar-se a partir das 16h30, no Estádio 11 de Novembro.
Não fosse esta diferença de 24 horas, o confronto entre as duas maiores potências do futebol nacional teria a presença deste aditivo nas bancadas, fundamental para os intervenientes em campo e para o espectáculo próprio em ocasiões do género.