Luanda – O presidente cessante da Associação Provincial de Futebol de Luanda (APFL), Rafael Maria, vai se candidatar à sua sucessão, nas eleições do dia 29 de Junho, para o quadriénio 2024/2028.
Em declarações à ANGOP, hoje (terça-feira), dirigente garantiu mudanças radicais no seu elenco, para os próximos quatro anos na APFL, no caso de vitória, sem no entanto especificar.
O responsável, que não mencionou ainda as principais linhas do programa de acção, frisou que fará o pronunciamento quando oficializar a sua candidatura na comissão eleitoral.
A entrega das candidaturas começou, no último domingo (26), e termina no dia 6 de Junho, às 12 horas, segundo o calendário eleitoral.
A Comissão Eleitoral, liderada por Adriano Gaspar, vai proceder à abertura das listas, no dia 7 de Junho, às 9 horas, na sede da APFL, onde vão verificar as regularidades das listas e as elegibilidades dos candidatos.
No dia 12, às 9 horas, acontece a reunião do sorteio das listas, para a atribuição das denominações (A, B e C). Dois dias depois, acontece a leitura do comunicado referente a elegibilidade dos candidatos.
A fixação das listas elegíveis, acontece no dia 18, e a campanha eleitoral tem início no dia seguinte, até 27 de Junho.
O dia subsequente está reservado para a reflexão, ao passo que os filiados vão às urnas para votar nos seus candidatos, no dia 29, às 8h00. Quatro horas depois, às 12h30, os resultados são tornados públicos.
Em relação ao regulamento eleitoral, apresentado e analisado pelos membros da Comissão Eleitoral, os clubes, cuja situação jurídica e financeira não esteja regularizada, têm de o fazer até quinta-feira (30), junto da instituição reguladora do desporto "rei” em Luanda.
De contrário, os mesmos ficam impedidos de exercer o direito de voto, segundo a circular n.º236/D.N.D/2023.
A Comissão Eleitoral, que iniciou funções desde 15 do corrente mês, e conduz o processo de renovação de mandatos dos órgãos sociais da APFL, tem a seguinte composição: Adriano Gaspar (presidente), Bibiano Melo, António Manuel (secretários) e Francisco Cabonda (escrutinador).
BSV/VAB