Luena - Considerado como um dos melhores juízes da nova elite angolana, o árbitro internacional Paulo Sérgio revelou, esta quinta-feira, no Luena, província do Moxico, que almeja posicionar-se no topo da arbitragem africana.
Em declarações à ANGOP, Paulo Sérgio, um dos juízes eleitos pelo Comité de Arbitragem da CAF (Confederação Africana de Futebol) para ajuizar as partidas da 22ª edição da Taça COSAFA, a disputar-se de 5 a 16 de Julho, em Durban (África do Sul), disse que deseja, a curto prazo, ajuizar jogos nos maiores eventos futebolístico do continente.
Para alcançar essa meta, disse que tem trabalhado muito para conseguir uma vaga na elite dos árbitros que vão ajuizar as partidas do Campeonato Africano das Nações (CAN), a disputar, em 2024, na Côte d'Ivoire.
Paulo Sérgio disse, igualmente, que ambiciona ser um dos eleitos para representar o continente africano no próximo Campeonato do Mundo, previsto para 2026, que decorrerá em três países diferentes, nomeadamente, Estados Unidos da América (EUA), México e Canadá, com a participação, inédita, de 48 selecções de Futebol.
Para o efeito, disse que vai aproveitar todas as oportunidades e prestar bons serviços nas provas domésticas e continentais, melhorando as aptidões físicas, a condição médica e desempenho nos seminários de capacitação ao longo das competições.
Paulo Sérgio, que se estreou no Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão "Girabola" em 2015, já participou em competições continentais de clubes, mormente, na Liga dos Clubes Campeões e na Taça Nelson Mandela.
Natural da província do Moxico, Paulo Sérgio é actualmente o único árbitro internacional da Região Leste do país (Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte).
É promotor de um projecto de massificação da arbitragem na província do Moxico, onde estão inscritos 78 jovens e adolescentes, de ambos os géneros, beneficiando de aulas sobre as leis de jogos, grupo que assegura as actividades desportivas da região. TC/YD