Luanda - O queniano Albert Kangogo é o principal candidato ao título da primeira edição da Meia Maratona da Paz, que se disputa segunda-feira, dia 4, por algumas ruas da cidade de Luanda, capital de Angola.
O fundista tem o melhor tempo entre os atletas convidados, 59 minutos e 25 décimos, numa corrida em que terá como maior opositor o seu compatriota Issac Chebuyo, com a marca de 61.40.
Num percurso de 21.0975 km, a prova inédita, organizada pela CRDS Eventos, contará com mais de mil atletas, entre nacionais e estrangeiros, conforme anunciado este sábado, em conferência de imprensa, de apresentação dos concorrentes.
Em femininos, o destaque recai para Violah Motosio (Bahrain), no meio de 13 adversárias, cujo tempo na distância é de 1.05.11.
Constam ainda da lista dos estrangeiros, Paul Matheka, Timothy Kineli Langat, Edwin kipleting e Isaac Chebuyo (Quénia), Shamil Ahmed, Salamawit Yigletu e Aynalem Wodemichael (Etiópia) e Damaris Mutua (Bahrain).
Entre os participantes nacionais, destaque para os campeões da Corrida São Silvestre de Luanda2021, realizada este ano (devido à Covid-19), David Elias (masculinos) e Ernestina Paulino (femininos).
Paralelamente ao evento principal, terá a Corrida da Família, com um itinerário de apenas 7.500 km.
O tiro de largada acontece na Rua das Kipakas (Zona do Bungo), passa à esquerda para a Avenida 4 de Fevereiro (Marginal de Luanda), segue pela rua Murtala Mohamed até ao Farol Velho (Ilha do Cabo) e regressa no sentido ascendente para o Memorial António Agostinho Neto, na Praia do Bispo (meta).
A competição visa saudar o 20º aniversário da Assinatura do Memorando da Paz e Reconciliação Nacional em Angola, rubricado em 4 de Abril de 2002.