Luanda – O fundista queniano Isaac Chebuyo venceu hoje, em Luanda, a primeira edição da Meia Maratona da Paz, em 21.0975 km, disputada por algumas ruas da capital do país.
Com o tempo de (1.3.17) uma hora, três minutos e dezassete segundos, o atleta foi seguido pelos seus compatriotas Leonard Langat (1.03.20) e Albert Kangogo (1.03.28), este último antes tido como favorito.
Os angolanos melhores classificados foram Alexandre João (1.08.41), na nona posição, e Ernestina Paulino, quinta da geral (1.19.47), ambos do Interclube.
No sector feminino, o triunfo coube a etíope Yalemget Mekuriyaw, que cronometrou 1.11.52, secundada por Violah Motosio (1.13.25) e Damaris Mutua (1.14,39), ambas do Bahrain.
Ao vencedor da competição inédita, organizada pela CRDS Eventos, com a participação de mais de mil atletas, entre nacionais e estrangeiros, foi entregue o prémio de seis mil dólares americanos (equivalente em três milhões e 168 mil Kwanzas).
Na cerimónia presidida pela ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, que também deu o tiro de partida, foram ainda premiados os melhores angolanos, juniores, veteranos e paralímpicos.
Paralelamente ao evento principal, também houve a Corrida da Família, em itinerário de apenas 7.500 km, com carácter lúdico.
Essa prova sem carácter competitivo contou com a participação do Secretário de Estado para o Desporto, Carlos Almeida.
O tiro de largada aconteceu na Rua das Kipakas (Zona do Bungo), passando à esquerda pela Avenida 4 de Fevereiro (Marginal de Luanda), rua Murtala Mohamed até ao Farol Velho (Ilha do Cabo).
Regressou no sentido ascendente para o Memorial António Agostinho Neto, na Praia do Bispo (meta).
A organização da Meia Maratona, alusivo ao 20 aniversário da assinatura do Memorando de Entendimento para a Paz, rubricado num dia como hoje, 4 de Abril de 2022, pretendia premiar o atleta nacional com uma viagem ao exterior do país , caso quebra-se o recorde de João Ntyamba (1.01.21) obtido em 1999, em Portugal, o que não aconteceu.