Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Queniano detentor da Meia Maratona da Paz ausente da 3ª edição  

     Desporto              
  • Luanda • Sábado, 28 Setembro de 2024 | 17h55
1 / 3
Momento da partida da prova de atletismo "Meia maratona da Paz"
Momento da partida da prova de atletismo "Meia maratona da Paz"
Domingos Cardoso - ANGOP
2 / 3
Promotor da prova, Meia Maratona da PAZ, Carlos Rosa
Promotor da prova, Meia Maratona da PAZ, Carlos Rosa
Domingos Cardoso - ANGOP
3 / 3
Prova de atletismo "Meia maratona da Paz"
Prova de atletismo "Meia maratona da Paz"
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda – A ausência do queniano Kenneth Rotich marcará a 3ª edição da Meia Maratona (21.0975 km) da Paz de atletismo, em ambos os sexos, que se disputa domingo (29), às 8h00, por várias estradas de Luanda, com a presença da detentora feminino.     

O atleta, vencedor da prova anterior, com o tempo de 1:03.54, em masculinos, não terá a possibilidade de defender o seu título, por ter sido acometido de um acidente de viação no seu país, durante os treinos, informou hoje (sábado), o promotor do evento, o angolano Carlos Rosa, em conferência de imprensa, na capital do país.      

No encontro com à imprensa, que serviu para apresentação dos participantes federados e outros pormenores organizativos, como dificuldades na obtenção de vistos de entrada de alguns estrangeiros, o responsável lamentou os constrangimentos e a ausência do queniano.            

Apesar disso, o antigo presidente da Federação Angolana de Atletismo (FAA), Carlos Rosa, ladeado pelo director da competição, Adriano Nunes, acrescentou que este ano contarão com 20 atletas estrangeiros, nas duas classes, um número inferior ao passado, mas que antevê um despique renhido dos intervenientes.

Por sua vez, a atleta do Bahirem, Violah Motosio (1:10.11), vencedora da 2ª edição, em feminino, presente na reunião, manifestou à ANGOP, que pretende repetir a proeza de 2023, com determinação e sacrifício -, conhecendo bem o percurso, mas também contando com a contrariedade das outras adversárias.   

No geral, mais de mil atletas, dos quais cerca de duzentos fundistas federados, estarão envolvidos na Meia Maratona. Trata-se de seis países, designadamente do Bahirem, Etiópia, Quénia, Somália, Djibuti e Tanzânia.

A nível nacional, a referência é o internacional António Teko (equipa Bichos do Mato), segundo classificado da São Silvestre de 2022, bem como Ana Avelino e Josefina Baptista, que se têm destacadas nas competições internas. A consagrada atleta angolana Ernestina Paulino também é uma das ausentes, por problemas de doping.  

A prova, avaliada em 87 milhões de Kwanzas, premiará os três primeiros classificados de cada género, que no final serão submetidos a testes anti-doping.  

A Meia Maratona envolve, igualmente, a disputa a parte de 5km, denominada a Corrida da Família, que contará com a presença de 800 participantes.

Com a partida no Hotel Diamante, a prova passa pelo Largo 4 de Fevereiro, Avenida Murtala Mohamed, Agostinho Neto e meta na Praça da República, na Nova Marginal.

A Corrida da família percorrerá o Largo 4 de Fevereiro, por baixo da ponte, Avenida da Chicala e termina na Praça da República.

O queniano Kibet Chebuyo, com a marca de 1:03.17 e a etiope Yaregal Mekuriyan, com 1:11.52, foram os vencedores da primeira edição, em 2022. VAB 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+