Luanda - O Quénia, com quatro fundistas inscritos, domina a lista dos estrangeiros inscritos para a 27ª edição da corrida pedestre “São Silvestre de Luanda”, que sai à rua no último dia do ano (31).
A informação foi prestada esta-sexta-feira, na capital Luanda, pelo presidente da Federação Angolana de Atletismo (FAA), Bernardo João, durante a segunda conferência de imprensa para divulgar o evento anual.
Além do Quénia, estão igualmente já inscritos, com representantes de ambos os sexos, Moçambique (dois atletas), Marrocos (dois), Mauritânia (dois), Malawi (dois), Lesotho (dois) e Somália (um atleta masculino).
Segue-se o Zimbabwe (dois), Namíbia (uma atleta feminina), Etiópia (um atleta masculino) e Eswatini (dois atletas).
A nível nacional, de acordo com o responsável, já estão inscritos mil cento e dezoito fundistas, um número que vai aumentar até o dia 27, data de encerramento das inscrições.
No total, a organização perspectiva quatro mil concorrentes na edição deste ano.
Explicou que, na sequência de uma reunião com o governo provincial de Luanda foram criados dois grupos técnicos, para a avaliação do percurso.
Bernardo João frisou que o agrimensor, de nacionalidade portuguesa, chega ao país no dia 27, no quadro de uma acção de formação de formadores para quatro técnicos da federação.
Sobre a premiação prevê-se do 1° ao décimo classificado. O 1º ganha três mil dólares, o segundo (dois mil dólares) e o terceiro (mil dólares).
A corrida parte do Largo da Mutamba, num percurso de dez quilómetros. Passa pelas Avenidas Amílcar Cabral, Revolução de Outubro, Ho-Chi-Minh, Alameda Manuel Van-Dúnem, Largo do Kinaxixi, Rua da Missão, Rua Cirilo da Conceição, Avenida 4 de Fevereiro, Largo do Baleizão, Rua Francisco das Necessidades.
Termina no Estádio Municipal dos Coqueiros. BSV/MC