Quarenta atletas participam na I edição do torneio infantil de Ginástica

     Desporto              
  • Huambo • Sábado, 15 Junho de 2024 | 13h34
Pormenor de uma prova de ginástica (Arquivo)
Pormenor de uma prova de ginástica (Arquivo)
Lucas Leitão

Huambo – Quarenta atletas, dos cinco aos 14 anos de idade, participam desde hoje, sábado, no Huambo, na I edição do torneio infantil unificado de ginástica, numa iniciativa do Movimento de Apoio Solidário de Angola (MOVANGOLA).

O evento desportivo, que decorre no pavilhão multiusos Osvaldo de Jesus Serra Van-dúnem, interior da cidade do Huambo, nas disciplinas de ginástica aeróbica, artística, rítmica e saltos de tumbling, visa saudar o mês de Junho, dedicado às crianças.

Trata-se de atletas profissionais do Petro do Huambo, 4 de Junho e do Desportivo da Educação do Bailundo e outros amadores locais, nos escalões de iniciados, juvenis e juniores, que vão disputar as medalhas apenas em individual.

Na abertura, a coordenadora para a Massificação Desportiva e Actividades Culturais do MOVANGOLA na província do Huambo, Arlinda Rosa Chetete, disse que a intenção é festejar com as crianças neste mês dedicado a si, bem como reactivar os clubes e os atletas adormecidos na modalidade.

Frisou que o MOVANGOLA, enquanto movimento de apoio solidário angolano, pretende neste torneio, para além da prática do desporto, apelar à não-violência das crianças, assim como ensiná-las em como se apresentar e se comportar na sociedade perante os bens públicos.

Por seu turno, o director técnico da Associação de Ginástica na província do Huambo, João Canda Nunda, disse ser uma competição abrangente para os atletas locais, pois consta, igualmente, os ginastas não profissionais, para incentivar a modalidade.

A intenção é integrar as crianças em diversos grupos desportivos na província, a fim de desistirem das práticas anti-sociais, que condicionam o futuro do país. ZZN/JSV/ALH





+