Prova de automobilismo saúda centenário de Agostinho Neto

     Desporto           
  • Huambo     Sexta, 02 Setembro De 2022    16h25  
Prova de automobilismo (ilustração)
Prova de automobilismo (ilustração)
Morais Silva

Huambo – Uma prova de automobilismo, denominada “Troféu Agostinho Neto”, acontece entre 17 e 19 do corrente mês, na província do Huambo, no quadro das jornadas comemorativas ao centenário do fundador da Nação, António Agostinho Neto.

A prova, iniciativa da Associação Provincial de Desporto Motorizado do Huambo, insere-se no Campeonato Nacional de Velocidade.

Ao falar sexta-feira à ANGOP, o presidente da agremiação desportiva, Armando Guedes, informou que os preparativos da prova decorrem de forma satisfatória, com os trabalhos de melhoramento da pista e criação de condições de segurança para os pilotos.

Disse que a competição, que se realiza dois anos depois da suspensão, por força da Covid-19, prevê juntar 30 corredores de motorizadas e igual número de pilotos automóveis, em representação das províncias de Benguela, Cuando Cubango, Huambo, Huíla, Malanje e Namibe.

Segundo o dirigente associativo, trata-se de categorias de protótipos 2000 cc, 1600 e a classe díssiel, em automobilismo, ao passo que em motociclismo, estão previstas apenas as categorias de Evo e AGT, num circuito fechado, localizado no interior da cidade do Huambo, com três quilómetros de percurso.

O desporto automóvel ocupa um lugar de destaque na província do Huambo, desde a época colonial, altura em que era realizada a prova de automóvel denominada “6 Horas Internacionais de Nova Lisboa”, com a participação de nomes sonantes do automobilismo português.

Breve percurso de Agostinho Neto

António Agostinho Neto nasceu a 17 de Setembro de 1922, em Kaxikane (Icolo e Bengo), e faleceu a 10 do mesmo mês de 1979.

Como primeiro Presidente de Angola, proclamou a independência do país  do então jugo colonial português, a  11 de Novembro de1975.

Enquanto escritor, escreveu várias obras, com destaque para “Sagrada Esperança” e  “Renúncia Impossível”.





+