Luanda – A escola de atletismo denominada “Okuhateka”, concebida e liderada pela ex-fundista Ana Isabel, conta com um patrocínio de 50 mil euros entregue, esta terça-feira, em Luanda, pelo Governo da Grécia.
O cheque simbólico foi entregue à proprietária da instituição pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia, Nikolaos Dendias, ladeado do Secretário de Estado para a Juventude, Francisco João.
Na cerimónia, realizada na Galeria dos Desportos, no complexo da Cidadela, Ana Isabel afirmou à ANGOP que a compra de material desportivo será a prioridade inicial por ser dos principais problemas da organização.
A vencedora da corrida pedestre “São Silvestre”, em 2003, explicou que a escola funciona na cidade do Lubango e nos 14 municípios que compõem a província Huíla, sendo também extensiva ao Cunene e Namibe.
De acordo com a proprietária, o organismo, fundado em 2014, conta com o apadrinhamento do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) e da Federação Angolana de Atletismo (FAA).
“Okuhateka”, que na língua nacional N`haneca-Humbe significa “Vamos Correr”, conta com oito mil e 36 crianças praticantes dos 5 aos 17 anos de idade, além de 306 professores de educação física que trabalham em regime de voluntariado.
O principal propósito é formar e resgatar a hegemonia que a província da Huíla detinha a nível nacional e também em termos de conquistas nas provas de São Silvestre, onde era regular no pódio
Nascida no dia 17 de Setembro de 1965, Ana Isabel iniciou a prática do atletismo em 1988, no Grupo Desportivo N'gola, da Huíla.
Durante o seu percurso participou em várias provas internacionais, destacando-se o Cross Country, na Bélgica (1991), Jogos Olímpicos de Barcelona (1992) e no Campeonato do Mundo disputado em Tóquio (Japão), também em 1991.
A actual presidente da Associação Provincial de Atletismo da província da Huíla retirou-se das competições em 2007, devido a uma lesão no joelho esquerdo.