Malanje - Duzentas crianças dos 6 aos 12 anos iniciaram este mês a praticar basquetebol na província de Malanje, nos escalões de base e Sub-14, no quadro da primeira fase do projecto de desenvolvimento “Kandengola”.
Os participantes foram descobertos no período de Maio a Outubro corrente, numa acção que visa formar atletas para a constituição de futuros clubes e reforço dos actuais.
A informação foi prestada esta segunda-feira, à ANGOP, pelo presidente de direcção da Associação Provincial de Basquetebol, Emerson Caholo, realçando que as inscrições ainda decorrem, apesar do arranque das actividades.
De acordo com o responsável, a segunda fase arranca a 26 de Novembro próximo, com o envolvimento de 260 crianças.
O “Kandengola” é um projecto de massificação de mini-basquete nas escolas, baseado no ensinamento do ABC e outros fundamentos da modalidade.
São monitores, antigos praticantes, professores de educação física e especialistas. Os trabalhos abrangem, também, as províncias de Benguela, Luanda, Cabinda, Huíla e Uíge.
Por outro, o órgão que tutela o basquetebol local distribui tabelas e material desportivo a algumas escolas da cidade de Malanje, onde existam quadras de jogos.
Essa medida, segundo a fonte, visa preparar as instituições de ensino para o campeonato escolar a disputar-se em Dezembro deste ano a Março de 2023, com a participação de jogadores de catorze escolas da província.