Luanda - Numa partida de xadrez cuja mensagem assenta no resgate do desporto comunitário e escolar para sustento da alta competição, o Presidente da República, João Lourenço, empatou sábado com a atleta Daniela Cruz.
Na maratona, denominada “A Criança e o Desporto Escolar”, decorrida no espaço do Palácio Presidencial, no âmbito da Roda do Amor, um projecto abraçado pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, Daniela afirmou que pediu o empate perante a dificuldade no tabuleiro.
Em declarações à imprensa, a atleta de 13 anos de idade disse tratar-se da segunda vez que defrontou o Chefe de Estado.
“Na primeira vez que me encontrei com o Presidente até foi mais fácil, mas agora o Presidente da República demonstrou mais força. O xadrez é coisa pensativa e eu tive que pedir empate”, explicou.
O Titular do Poder Executivo indicou que o objectivo do acto foi incentivar o desporto escolar, acrescentando que doravante nenhuma escola deve ser construída sem que tenha pelo menos uma quadra desportiva, tão importante quanto a sala de aulas.
A Maratona Desportiva envolveu sete escolas de Luanda nas modalidades de futsal, basquetebol e xadrez, em ambos sexos.
Caixa alta, igualmente, para o anúncio de que as celebrações desportivas no quadro dos 50 anos de independência, a assinalar-se em 2025, iniciam antecipadamente com a 68.ª edição da corrida pedestre “São Silvestre`2024”.
O facto foi anunciado na quinta-feira, em Luanda, pelo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, durante o segundo encontro com jornalistas de diversos órgãos de informação do país, visando colher sugestões para acções que decorrem do sistema desportivo nacional.
A “São Silvestre” é disputada anualmente no dia 31 de Dezembro, envolvendo concorrentes nacionais e internacionais, naquela que configura a manifestação de maior adesão da Federação Angolana de Atletismo.
No entanto, o evento de maior mediatismo nos últimos sete dias foi a realização das eleições na Federação Angolana de Futebol (FAF) para o quadriénio 2024-28, ganha pelo candidato da lista B, Alves Simões.
O antigo presidente do Interclube foi confirmado 8.º presidente da FAF com 128 votos, seguido pelo cessante Artur de Almeida e Silva (lista C), com 113, e Norberto de Castro, pela lista A, com 9.
A nível doméstico, o Petro de Luanda continua líder com 29 pts ao derrotar a Académica do Lobito, por 3-0, em jogo da 12ª jornada do Campeonato Nacional de futebol “Girabola2024-25”, disputado no Estádio 11 de Novembro.
O 1.º de Agosto, que hoje empatou a zero bolas frente ao FC Bravos do Maquis, é o segundo colocado com 27 pts.
Ainda no futebol, Angola atraiu o olhar do mundo quando o Botafogo de Bastos Quissanga conquistou, na noite de sábado, a Taça Libertadores, ao vencer o Atlético-MG, por 3-1, em jogo decorrido no estádio Núñez, em Buenos Aires (Argentina).
O técnico Artur Jorge não contou com a sua melhor unidade defensiva, o central Bastos Quissanga, por lesão.
O atleta, que ainda assim viajou com o grupo para a Argentina, tem sido dos mais preponderantes para a campanha da equipa à beira de conquistar, também, o título nacional (Brasileirão).
Formado no ASA, lesionou-se recentemente na coxa esquerda, na vitória sobre o Palmeiras, por 3-1, para a 36.ª jornada do Campeonato Brasileiro, deixando o estádio transportado por uma maca e ainda não recuperou.
A selecção nacional desceu três lugares no Ranking da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), saindo da 82.ª para a 85.ª posição, com 1.296.48 pontos.
Actualizado quinta-feira (28), em Zurique, na Suíça, Angola ocupa o 17.º posto no Ranking Africano entre os 53 países com pontuação. A lista mundial é liderada pela Argentina.
No andebol africano, a selecção sénior feminina tem passeado classe no CAN que decorre em Kinshasa (RDC). Invictas, neste domingo derrotou a similar dos Camarões, por 31-14 (17-9), em desafio do grupo B, referente à 4.ª jornada.
Com este quarto triunfo, as campeãs em títulos somam 8 pontos na liderança e já estão qualificadas para os quartos-de-final. Elas voltam a jogar terça-feira, às 18 horas, diante da RDC, no fecho da primeira fase.
A guarda-redes angolana Marta Alberto, pela segunda vez consecutiva, foi eleita a jogadora mais valiosa da partida (MVP).MC