Luanda - O Presidente da República de Angola, João Lourenço, foi distinguido com “Medalha de Merito” da Associação dos Comités Nacionais Olímpicos de África (ACNOA), pelo seu engajamento na promoção e desenvolvimento do desportos no país, no último quadriénio de 2020-2024.
O anúncio da outorga ao Chefe de Estado Angolano, foi feito hoje (quarta-feira), pelo presidente da ACNOA, Mustapha Berraf, em função de um levantamento feito do seu contributo, para a realização exitosa de inúmeras provas internacionais nos últimos tempos.
Falando, na sede do Ministério da Juventude e Desportos, após assinatura de memorando para que Angola possa organizar os 4º Jogos Africanos da Juventude, em Dezembro de 2025, o dirigente do continente esclareceu que, o seu elenco congratula-se com as autoridades nacionais no desenvolvimento de diferentes modalidades desportivas internamente.
Por sua vez, o presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição, considerou que, a atribuição deste prémio de elevado reconhecimento ao Presidente da República, é resultado de um levantamento durante a assembleia da ACNOA, nos Jogos Olímpicos de París2024, em França.
Contudo, o investimento para reabilitação de infraestruturas e a organização de provas internacionais, levaram a ACNOA, além da atribuição da organização deste evento juvenil, a reconhecer o lider angolano, com prémio de elevado reconhecimento, a ser entregue brevemente.
É a primeira vez que um Presidente Angolano recebe esta distinção da ACNOA, fundado a 28 de Junho de 1981, com sede em Abuja, na Nigéria.
Angola, que ficou em 21º lugar, em 2018 , com três medalhas de prata e quatro de bronze, será o terceiro país acolher os Jogos Africanos da Juventude. A prova vai na quarta edição e o primeiro país lusófono, depois de ser disputado em 2010 (Rabat, Marrocos), 2014 (Gaberone, Botswana) e 2018 (Argel, Argélia).
Esta edição, a ser organizada no país, será qualificativa para os Jogos Olímpicos da Juventude, a acontecer em 2026, em Dakar, no Senegal. JAD/VAB