Mbanza Kongo – O presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Alves Simões, efectuou, esta sexta-feira, uma visita de algumas horas a cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, onde radiografou o estado actual das infra-estruturas desportivas locais.
Em Mbanza Kongo, o número um do órgão reitor do futebol nacional visitou, demoradamente, o estádio municipal Álvaro Buta (casa do São Salvador do Kongo) e o campo pelado Deolinda Rodrigues, localizado no bairro Sagrada Esperança.
Durante a sua estada na cidade Património Mundial, Alves Simão manteve um encontro com os associados, que para além do estado actual das infra-estruturas desportivas foram, também, aflorados aspectos que têm a ver com a arbitragem no Campeonato Nacional de Futebol, vulgo Girabola.
À imprensa, o presidente da FAF pediu maior protecção e conservação dos recintos desportivos da região, sobretudo os que sustentam o campeonato nacional de futebol.
Em relação à arbitragem, Alves Simões disse que durante o seu consulado mais acções formativas serão promovidas para a mudança do actual paradigma.
“Conheço muito bem a arbitragem nacional, que muitas vezes belisca a verdade desportiva”, exprimiu o responsável desportivo sem, no entanto, entrar em detalhes.
Esta é a primeira deslocação de Alves Simões ao Zaire, desde que assumiu o cargo do órgão reitor do futebol nacional, em finais do ano passado. DA/JL