Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, o seu apoio à Selecção Nacional sénior feminina de andebol, vencedora do 16.º Campeonato Africano da modalidade, disputado em Dezembro de 2024, em Kinshasa, na República Democrática do Congo.
O Chefe de Estado falava ao receber, no Palácio Presidencial, as atletas, a equipa técnica e os dirigentes da Federação Angolana de Andebol (FAAND), pela conquista do 16.º título africano, na RDC, durante a prova decorrida de 28 de Novembro a 7 de Dezembro do ano passado.
Na sua intervenção, João Lourenço afirmou que os angolanos, de uma forma geral, estão rendidos à superioridade esmagadora que a selecção sénior feminina de Andebol tem alcançado no continente africano nos últimos anos.
“São 16 títulos entre 22 possíveis, 19 vezes no pódio, é uma obra que poucos conseguem alcançar”, exprimiu na ocasião, o Estadista angolano.
João Lourenço, aproveitou o momento para, em seu nome próprio, do Executivo e do povo angolano, agradecer o sacrifício, o empenho das jovens atletas que, de forma incansável, têm trabalhado para honrar o bom nome de Angola no continente e no mundo.
“Temos o Campeonato do Mundo à porta, ainda este ano, vamos começar a trabalhar imediatamente, no sentido de, não digo vencer à competição mundial, mas estarmos muito próximos dos primeiros lugares”, disse.
Acrescentou que, o Campeonato do Mundo é um desafio maior que a competição a nível de África, e, por esta razão, todos os apoios serão poucos.
“Vamos contar com o apoio do Executivo, mas também da própria sociedade civil que vai se mobilizar para com os meios que têm, até prestar o simples apoio moral”, frisou.
Angola com a conquista do Campeonato Africano de andebol está apurada para o Campeonato do Mundo, a decorrer na Alemanha e Holanda, no mês de Dezembro.
O combinado angolano de andebol é a equipa mais bem-sucedida do continente, com 16 dos 26 títulos do Campeonato Africano, 17 presenças no Campeonato Mundial e oito (8) presenças nos Jogos Olímpicos. AFL/VAB