Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, afirmou, esta terça-feira, em Luanda, ser essencial o contínuo aprimoramento dos modelos de gestão para que as infra-estruturas desportivas estejam em condições de servir os praticantes.
Falando sobre o Estado da Nação, na abertura da 3ª Sessão Legislativa da V Legislatura, o Chefe de Estado reiterou a construção de vários recintos desportivos em várias províncias do país, destacando o Centro de Treinamento e Alto Rendimento “José Sayovo”, em construção na província do Bengo.
Trata-se, disse, de uma homenagem ao recordista mundial e paralímpico, José Armando Sayovo, acrescentando que o imóvel, localizado na localidade de Bucula, município do Dande, será inaugurado em 2025.
João Lourenço lembrou que se encontram, igualmente, em construção, estádios nas províncias do Huambo e do Uíge, que podem ser inaugurados, também, no decurso do próximo ano.
Na sequência das infra-estruturas, falou sobre a criação de bases para início de um programa de massificação do desporto escolar, promovendo a educação física e o desporto em escolas de todos os níveis.
Numa intervenção em que o Chefe de Estado anunciou projectos de desenvolvimento em várias esferas da vida social, falou da organização em Angola do Campeonato Africano de Basquetebol “Afrobasket`2025”.
“Em 2025 vamos trazer de volta ao país as grandes competições desportivas, com destaque para o Campeonato Africano de Basquetebol sénior masculino, uma das modalidades que mais alegria deu ao povo angolano”, disse.
Angola já albergou o Afrobasket em três ocasiões, concretamente em 1989 (Luanda), 1999 (Luanda) e em 2007 (Luanda, Benguela, Huíla e Cabinda). IN/MC