Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, orientou o reatamento das obras de construção do Estádio Nacional de Saurimo, durante uma jornada de trabalho na província da Lunda Sul, terminada terça-feira.
De acordo com o governador local, Daniel Félix, que prestou a informação à imprensa, a entrada em funcionamento da infra-estrutura irá propiciar a massificação do desporto, particularmente do futebol na província.
Disse que a orientação do Chefe de Estado é de que as obras, paralisadas desde 2015, reatem com urgência, uma vez que o Leste de Angola já provou o seu potencial desportivo, particularmente na modalidade de futebol.
O Estádio, localizado a cerca de 5 km a Norte do centro da cidade de Saurimo, capital da província, terá capacidade para cerca de 25 mil espectadores.
Inscrito no Orçamento Geral do Estado para o exercício económico de 2025, o imóvel está a ser desenvolvido numa área de construção de aproximadamente 29.000 m2 em cinco níveis.
Trata-se de balneários de jogadores e árbitros; áreas de imprensa; funções administrativas; áreas técnicas, estabelecimentos comerciais, restaurantes, bancadas e camarotes VIP e tribuna de honra.
Inclui ainda compartimentos de emergências médicas, de controlo anti-doping, zona para os órgãos de comunicação social, estúdios de TV e Rádio, para além de áreas técnicas.
O futuro estádio, com duas bancadas, terá um campo da categoria IV, em conformidade com as recomendações da União das Associações Europeias de Futebol (UEFA). MC