Luanda - A conquista europeia do piloto angolano Rui Andrade constitui motivo de orgulho nacional, considera o Presidente da República, João Lourenço.
Em nota postada na sua conta no Twitter, o Chefe de Estado angolano parabeniza o campeão do Europeu de Endurance Le Mans 2021 na categoria LMP2.
“Esta vitória de um jovem angolano na Europa nesta modalidade constitui para nós motivo de orgulho nacional – viva Angola”, lê-se na publicação.
Rui Andrade sagrou-se, domingo, campeão do Europeu de Endurance Le Mans 2021 na categoria LMP2, ao terminar a prova de quatro horas, disputada no Autódromo de Portimão, em Algarve, Portugal.
O automobilista, que só precisava de terminar a prova para ganhar a competição, obteve o feito ao assegurar a segunda posição da corrida, tornando-se no primeiro cidadão angolano a arrecadar o troféu.
O piloto já havia alcançado o 13º lugar (entre 33 concorrentes) na categoria LMP2 do Campeonato do Mundo de Endurance, em prova ocorrida no Circuito SPA-Francorchamps, na Bélgica.
De 22 anos de idade, Rui Andrade, residente em Portugal, representa a equipa G-Drive Racing, com a viatura Aurus, e é o primeiro piloto angolano a participar de um mundial de automobilismo.
Iniciou a carreira em Espanha, disputando a fórmula quatro (F4), em 2018, ao serviço da Drivex Racing espanhol.