Luanda – Os feitos e conquistas internacionais do desporto angolano no ano de 2024 foram destacados, esta terça-feira, em Luanda, pelo Presidente da República, João Lourenço, como ganhos que enaltecem o país.
Em mensagem dirigida à Nação, por ocasião da quadra festiva, o Chefe de Estado faz referência ao período natalício, em que as famílias e amigos se reúnem, não só para comemorar, para festejar e repartir ofertas, mas também para se fazer uma análise retrospectiva do que foi o ano que termina.
Acrescentou ser um momento para perspectivar o que o novo ano pode trazer de bom na vida pessoal, social, profissional e de negócios.
O Presidente afirma que o ano de 2024 foi marcado por uma série de acontecimentos que “nos moldaram como Nação e mostraram mais uma vez a nossa capacidade de enfrentar adversidades e de avançar com determinação”.
Realçou, o facto de os jovens estarem a colocar o desporto angolano a um nível que desperta a atenção e merece o reconhecimento do continente e do mundo.
Sublinha que todas as modalidades têm vindo a crescer, a produzir campeãs e campeões que trazem já um respeitável número de taças e de medalhas das competições internacionais em que participam.
“Ano após ano, temos vindo a fazer tudo para proporcionar ao povo angolano melhores condições de vida, no acesso a bens alimentares, à água potável, à energia eléctrica, à saúde, à habitação, ao ensino de base, superior e ao emprego”, expressou o Estadista.
Neste sentido, afirma que a grande aposta do Executivo tem sido no desenvolvimento económico sustentável, reduzindo progressivamente a dependência do petróleo e aumentando o foco sobre a agricultura, em especial a familiar, o agronegócios, a indústria, a inovação tecnológica e a criação de um ambiente de negócios competitivo e atractivo para o investimento estrangeiro.
Outros aspectos políticos e socioeconómicos do país, também mereceram referências por parte do Chefe do Executivo Angolano, que endereçou igualmente uma palavra de conforto aos doentes acamados, aos cidadãos que se encontram a cumprir penas nos estabelecimentos prisionais, aos médicos e outras classes de trabalhadores.
Este ano, no âmbito do desporto, além da revalidação do título africano de andebol feminino, a Selecção Nacional de futebol apurou-se para o CAN´2025 de Marrocos, bem como a conquista de várias medalhas continentais e mundiais, principalmente nas modalidades de lutas. VAB