Luanda – A modalidade de voleibol é a primeira beneficiada de um acordo de cooperação entre o Ministério da Juventude e Desportos de Angola e a sua congênere da Turquia, a ser assinado em curto prazo.
Apesar de a intenção ter sido formalizada nesta quinta-feira, em Luanda, pelo embaixador turco no país, Alp Ay, numa audiência concedida pela Ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, o voleibol vai já usufruir de um lote de equipamento.
Composto por bolas, camisolas e calções, o material será entregue ainda no decurso deste mês, de forma simbólica, para posterior aumento das quantidades, de acordo com o diplomata.
O acordo por celebrar, conforme Alp Ay disse à imprensa, define como prioridade o voleibol, seleccionado por conta do interesse do banco local “VakifBank” em patrocinar, mas tende a evoluir para outras modalidades como o futebol.
A anfitriã, Ana Paula do Sacramento Neto, reiterou a vontade de extensão da relação, entre outras, para a área de reabilitação e construção de infra-estruturas.
A líder do órgão reitor do desporto e da juventude valorizou a iniciativa da Turquia, numa altura em que Angola se abriu para a diversificação da economia.
No campo desportivo, o VakifBank, fundado em 1954, é o principal patrocinador da equipa sénior feminina do Sport Kulubu, três vezes campeã de clubes, venceu quatro Ligas dos Campeões, nove Campeonatos Nacionais e seis Taças da Turquia.