Huambo- O vice-governador para o sector Político, Social e Económico da província do Huambo, Angelino Elavoco, augurou, esta segunda-feira, que o torneio desportivo universitário seja competitivo e decorra dentro do espírito responsável e patríotico.
O responsável falava na abertura da II edição do torneio desportivo universitário, denominado “DESPOINAGBE) com a participação de 80 bolseiros internos, que estão a demonstrar as suas habilidades no andebol feminino e futsal masculino.
O vice-governador apelou aos participantes a serem cada vez mais exemplares e dedicados na observância dos valores desportivos e na elevação da cultura patriótica.
Disse que a prática desportiva e a educação física têm a capacidade de inculcar na juventude o espírito do cooperativismo, associativismo, a disciplina, o trabalho em equipa e o respeito pelo adversário, que mentaliza a conquista de vitória com mérito e aceitação de resultados negativos com a dignidade humana.
Valorizou a visão desportiva do INAGBE, pois esta prática trará ferramentas plausíveis e capazes de selecionar talentos nas distintas modalidades, para além da promoção da saúde pública, por via dos exercícios físicos.
Por seu turno, o director-geral do INAGBE, Milton Chivela, declarou que, com este torneio, se pretende cultivar, para além da excelência académica, a integração social e a implementação do trabalho colectivo para a promoção do desenvolvimento sustentável nas comunidades.
Considerou o desporto uma ferramenta que concilia a vida académica e a dimensão social do ser humano.
Concluiu que o desporto fomenta a unidade e um verdadeiro fair play, a fim de estimular novas amizades e o fortalecimento das equipas, a partir dos princípios da justiça social e democráticos.
Com palco no pavilhão multiusos Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem, interior da cidade do Huambo, o evento até 7 do corrente mês, conta com oito equipas de instituições superiores das províncias do Bengo, Bié, Huambo, Huíla, Malanje, Namibe e Zaire.
Trata-se da Escola Superior Pedagógica do Bengo e dos institutos superiores Politécnico do Bié, Sol Nascente do Huambo, Catepa (Malanje) e de Ciências da Educação (ISCED Huíla) para além da Faculdade de Ciências das Pescas do (Namibe) e das universidades Nimi Ya Lukeni do Soyo (Zaire) e José Eduardo dos Santos (Huambo). LT/ALH