Plano Nacional de Desenvolvimento privilegia natação 

     Desporto           
  • Luanda     Sábado, 04 Maio De 2024    17h44  
Ministro da juventude e desporto, Rui Falcão
Ministro da juventude e desporto, Rui Falcão
Gaspar dos Santos-ANGOP

Luanda – O Plano Nacional de Desenvolvimento, a ser aprovado dentro de dias, privilegia a modalidade de natação, anunciou este sábado, em Luanda, o Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão.

Falando na abertura do Congresso da Confederação Africana de Natação (CANA), o dirigente anunciou a formação rigorosa de treinadores, para o aumento significativo de potenciais atletas, e maior aposta em novas infra-estruturas (algumas já em construção) como parte do referido plano.

Rui Falcão afirmou que o objectivo é esta modalidade e fazer com que a base da pirâmide ganhe outra proporção, acreditando que nos próximos anos a natação dará um salto preponderante.

Explicou que o plano está em discussão entre instituições como o Comité Olímpico e Paralímpico Angolano, e acrescentou que dentro de dias será debatido publicamente com os actores do desporto, incluindo jornalistas.

Quanto ao Campeonato Africano, que termina domingo, enalteceu a "forma exemplar" como se preparou e está a decorrer a prova, que se realiza pela primeira vez em Angola.

Em termos de resultados desportivos, afirmou que o país está a fazer a sua caminhada, sendo já “muito bom ter conquistado uma medalha de prata”, apesar de considerar importante a continuação do trabalho, visando outros patamares.

Para o ministro, melhores resultados virão paulatinamente quando houver uma base alargada de praticantes.

Disse que a única forma de preparar atletas é treiná-los, sendo, para isso, importante a criação de infra-estruturas de qualidade.IN/MC





+