Planadesporto com fatia de kz 3 mil milhões para actividades

     Desporto              
  • Luanda • Sexta, 30 Agosto de 2024 | 17h23
1 / 2
Ministro da Juventude e dos Desportos, Rui Falcão
Ministro da Juventude e dos Desportos, Rui Falcão
Joaquina Bento-ANGOP
2 / 2
Ministro da juventude e Desportos, Rui Falcão presencia treino dos Palancas Negras no estádio 11 de Novembro
Ministro da juventude e Desportos, Rui Falcão presencia treino dos Palancas Negras no estádio 11 de Novembro
Domingos Cardoso-ANGOP

Luanda - As actividades específicas do Plano Nacional do Desporto (Planadesporto) têm uma fatia inicial próxima dos Kz três (3) mil milhões, anunciou hoje (sexta-feira), em Luanda, o ministro Rui Falcão.

Em declarações à imprensa, no final da reunião de Conselho de Ministros, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, que apreciou o Decreto Presidencial que aprova o Plano Nacional de Desenvolvimento do Desporto2024-2027, o governante afirmou que os referidos montantes são específicos para actividades desportivas.

Acrescentou tratar-se de um orçamento faseado que depois terá outros saltos, indicando que este valor está reservado apenas para as actividades desportivas, sem incluir investimentos em infra-estruturas, em formação de quadros, que naturalmente faz subir esta fasquia.

Neste quesito, Rui Falcão assegurou haver condições para aquilo que é imediato e que o plano terá o seu funcionamento mais dinâmico, a partir de 2025.

Explicou que, este ano estão a preparar a base para este lançamento, preparando os quadros que depois farão a generalização de formações necessárias, mas que, o grosso das actividades vai se realizar entre 2025-2026.

Confirmou que, o desporto escolar consta do plano e que o objectivo é  melhorar o desporto escolar, que passa pela educação física, que é primário e um direito constitucional.

Por isso, fez saber que levarão as condições necessárias às escolas, para que as actividades físicas possam ser feitas com alguma qualidade.

“Temos de criar outras infra-estruturas e recuperar outras. Sabemos que foram feitas milhares de escolas no país, nos últimos seis anos, que precisam de ser apetrechadas com equipamentos de educação física, para beneficiar as crianças com educação física,” disse.

O ministro adiantou ainda, que outro trabalho tem a ver com o desporto comunitário, que atingiu um nível grande, com alguma descoordenação, que é preciso encontrar os mecanismos necessários para se fazer o trabalho de base.

“Dar estrutura ao desporto comunitário e com isso levar a prática ao maior número de jovens possíveis. O Plano Desporto é um plano abrangente que trata da pirâmide desportiva com actividade física e a iniciação desportiva, que assenta em duas estacas, que é o desporto escolar e o comunitário”, frisou.

Esclareceu tratar-se também dos desportos de competição e de alto rendimento, incluindo as infra-estruturas desportivas, da medicina dos desportos e da formação de quadros necessários, para este desenvolvimento, visando orientar, aumentar a base de praticantes, número na iniciação desportivas e levar actividade física ao maior número de cidadãos.

O instrumento enquadra-se nas linhas de orientação estratégicas do Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027 (PDN 2023-2027). JAD/VAB     

 





+