Piscina com blocos modernos de partidas para zonal africano

     Desporto           
  • Luanda     Quinta, 13 Abril De 2023    20h54  
Piscina do Alvalade terá modernos blocos de partidas
Piscina do Alvalade terá modernos blocos de partidas
António Escrivão - ANGOP

Luanda - A aplicação de blocos de partida modernos consta entre as principais intervenções a serem feitas, nos próximos dias, na piscina do Alvalade, em Luanda, palco do Campeonato Africano da zona IV, de 3 a 7 de Maio.

Trata-se da primeira mudança a este nível, que o imóvel regista desde a sua fundação em 1973.

A informação foi prestada nesta quinta-feira à ANGOP pelo director técnico da Federação Angolana de Natação, Artur Henrique, tendo acrescentado que objectivo é dar maior comodidade aos nadadores.

De acordo com a fonte, a intervenção no imóvel visa igualmente permitir que se façam as melhores partidas, que não são possíveis actualmente com os antigos blocos implantados.

“A aplicação de blocos modernos influencia até certo ponto a elasticidade e saídas confortáveis dos atletas, movimento que pode se reflectir no desenho durante o percurso”, referiu.

Caso venha se efectivar a montagem de blocos sofisticados na piscina do Alvalade, fundada 1973, será a segunda transformação de vulto que a natação angolana regista, em apenas três anos, depois da introdução do cronómetro electrónico, em 2021.

Estão igualmente previstas novas pistas, bancadas desdobráveis e cobertura nas bancadas dos espectadores, zona para imprensa, espaços para juízes internacionais e membros da instituição continental.

Esta é a segunda transformação que a piscina consente na presente época, depois da primeira em Janeiro, no âmbito da organização do Meeting Internacional de Luanda, disputado no referido mês.

Entretanto, já havia sofrido outras, por eemplo, em 2015, quando acolheu, pela primeira vez, o zonal IV.

Além de Angola, o Africano da zona IV deverá contar com a participação de mais de 14 selecções, designadamente, África do Sul, Botswana, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Zâmbia, Zimbabwe, Tanzânia, Quénia, Comores e Uganda. JAD/VAB





+