Luanda - A realização do Campeonato Africano de natação, de 30 deste mês a 5 de Maio, em Luanda, foi visto pelo experiente nadador angolano Pedro Pinotes, como factor de motivação dupla para os integrantes da Selecção Nacional.
Para o representante do país na prova continental, a motivação deve-se, principalmente, por estarem a lutar para melhoria das marcas pessoais e a procura de pontos FINA, para apuramento aos Jogos Olímpicos de Paris2024, em França.
Em antevisão ao desempenho do combinado nacional no evento, a disputar-se na piscina do Alvalade, o nadador local, com maior participações em africanos (3) afirmou à ANGOP, ser oportuno para os anfitriões atingirem os dois objectivos.
Acrescentou que, o facto de estar a decorrer no país pode haver surpresas boas em termos de exibição dos nacionais, embora o favoritismo é dado aos sul-africanos, campeões em título, Argélia (vice) e Egipto (terceira colocada da edição passada).
“Espera que o grupo tenha boa sorte e que consiga impor-se no evento, que envolve parte dos melhores de África”, disse.
Também manifestou-se preocupado com a temperatura da água, que tem estado acima das regras da FINA (25 ou 26 graus), devido as alta temperatura que se regista na capital do país.
Pedro Pinotes tem sido da referência nacional, nos últimos 20 anos, tendo “brilhado” no Africano de 2008, África do Sul, ao obter medalha de bronze, nos 1500 metros livres.
O angolano, que teve igualmente participações em estafetas, em 2012 (Quénia) e 2021 (Ghana), resultaram em medalhas de bronze. JAD/VAB